sicnot

Perfil

Cultura

Museu egípcio vence concurso para restaurar sarcófagos dos faraós

O Museu Egípcio do Cairo venceu um concurso, no valor de 130.000 dólares (cerca de 116.000 euros), para conservar o património cultural e restaurar alguns sarcófagos dos faraós, anunciou o Ministério das Antiguidades egípcio num comunicado.

O concurso foi organizado pelo Fundo norte-americano de Embaixadores para a Preservação Cultural (AFCP, na sigla em inglês), que apoia iniciativas para conservar o património cultural e todas as formas de expressão artística em mais de 100 países em desenvolvimento de todo o mundo.

O ministério das Antiguidades apresentou um projeto para restaurar sarcófagos ao AFCP e a verba destina-se à restauração de alguns dos vários túmulos de faraós que se encontram no museu, principalmente no seu armazém.

O Egipto recebe ajuda financeira de países e instituições de todo o mundo para cuidar do seu vasto património, em concreto todos os monumentos e peças dos faraós, sendo este apoio crucial uma vez que nos últimos anos as receitas do turismo - que se reinvestiam na manutenção de templos e museus - caíram drasticamente.

O AFCP financia a restauração de edifícios históricos, assim como a preservação de manuscritos e coleções artísticas, além de documentar as técnicas artesanais tradicionais dos países em desenvolvimento e as línguas originais destes sítios.

Lusa

  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.