sicnot

Perfil

Cultura

Sudoeste começa hoje, mas já tem festivaleiros desde sábado

Os artistas Wiz Khalifa, Sia, Seu Jorge, DJ Steve Aoki e DJ Martin Garrix vão estar no festival Meo Sudoeste, que começa hoje, perto da Zambujeira do Mar, na costa alentejana. Hoje, o dia é dedicado à tradicional recepção ao campista, mas a verdade é que há festivaleiros que já acampam no recinto desde sábado. A organização diz que o Sudoeste, a cumprir vinte edições, é "uma experiência para estar com os amigos".

Do cartaz, destaque para as atuações de quinta-feira do rapper Wiz Khalifa, que editou este ano o álbum "Khalifa", e, no sábado, da australiana Sia, que tem disco novo, "This is acting", e que deverá apresentar-se, tal como tem acontecido nos últimos tempos, debaixo de uma máscara ou de uma farta cabeleira.

A 20.ª edição do Sodueste decorrerá até domingo e, por dia, são esperadas entre 35 mil e 40 mil pessoas, para ver outros artistas como Damian Marley, C4Pedro, James Morrison, Steve Angello e muitos nomes portugueses, como ÁTOA, Jimmy P, Virgul, Kura, Slow J, Nerve, Deau, João Pedro Pais e NBC.

No recinto, uma herdade com cerca de 200 hectares, haverá serviço de lavandaria, cozinha comunitária, parceria com uma cadeia de hipermercados e com o Banco Alimentar, para evitar desperdícios, rede de Internet gratuita e pontos de carregamentos de telemóveis.

Lusa

  • Diogo Piçarra canta "Dialeto" no Jornal da Noite
    6:09

    Cultura

    Diogo Piçarra cantou o tema "Dialeto" no Jornal da Noite da SIC. O cantor vai marcar presença no próximo sábado no MEO Sudoeste na Zambujeira do Mar. O seu álbum de estreia "Espelho" conseguiu o Disco de Ouro e o músico deu dezenas de concertos em todo o país.

  • Cozinha comunitária é uma das novidades do MEO Sudoeste
    1:39

    Cultura

    Este ano há uma cozinha comunitária para os campistas na Zambujeira do Mar, para ajudar a preparar as refeições. Apesar de ainda não terem começado os concertos, o parque de campismo já está cheio. A 20ª edição do MEO Sudoeste começa na quarta-feira e termina no domingo.

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar diretamente a polémica em torno da lista das vítimas mortais de Pedrógão Grande, mas recorreu às cheias de 1967 para lembrar como as tragédias eram tratadas no tempo da ditadura. O Presidente da República defendeu que não é possível esconder a dimensão de uma tragédia num regime democrático. Há 50 anos, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou de perto a forma como o regime tentou esconder a verdadeira dimensão do incidente.

  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • "Comecei por ajudar uma família que me pediu um plástico para se proteger"
    4:51
  • Míssil lançado do Iémen intercetado perto de Meca

    Mundo

    Um míssil balístico lançado pelos rebeldes xiitas do Iémen foi intercetado, quinta-feira à noite, perto de Meca, na Arábia Saudita, a um mês da peregrinação muçulmana anual do hajj, anunciou a coligação árabe que intervém no Iémen.