sicnot

Perfil

Cultura

Misterioso retrato descoberto por baixo de pintura de Degas

À esquerda, a pintura de 1876. À direita, o retrato escondido durante 140 anos.

Por baixo de uma pintura do impressionista francês Edgar Degas de 1876 foi descoberta uma outra obra de arte do pintor. A identidade da retratada ainda não está determinada, havendo apenas suspeitas.

A cara de uma jovem rapariga apareceu quando cientistas australianos examinavam o quadro "Retrato de mulher", pintado em 1876, com a técnica fluorescência de raios X.

Os especialistas já suspeitavam que algo se encontrava por baixo da pintura, uma vez que o desgaste que o tempo provocou nos óleos deixava já perceber uma estranha mancha na cara da retratada.

Os raios X convencionais mostraram o esboço de uma pintura anterior, mas nada mais se podia fazer sem danificar o quadro. Com o aparelho Australian Synchrotron, um acelerador que gera raios X mais poderosos, os especialistas conseguiram espreitar para o que estava por baixo.

Raios X mostram um esboço por baixo da pintura.

Raios X mostram um esboço por baixo da pintura.

O aparelho detetou elementos metálicos nos pigmentos que Degas utilizou na primeira pintura, o que permitiu aos especialistas fazer uma reconstituição da imagem: o retrato de uma jovem com cabelo castanho-avermelhado, inacabado e que mostra que o artista tentou refazer várias vezes as feições.

Suspeita-se que a mulher retratada é uma modelo francesa Emma Dobigny, várias vezes pintada por Degas. Os curadores da National Gallery Victoria, onde o quadro está em exibição, prosseguem a investigação, mas a pintura escondida permanecerá oculta.

"Respeitamos a escolha de Degas e honramos a sua composição final", garantiu à BBC o responsável pela conservação e restauro da National Gallery Victoria, Michael Varcoe-Cocks

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC