sicnot

Perfil

Cultura

Misterioso retrato descoberto por baixo de pintura de Degas

À esquerda, a pintura de 1876. À direita, o retrato escondido durante 140 anos.

Por baixo de uma pintura do impressionista francês Edgar Degas de 1876 foi descoberta uma outra obra de arte do pintor. A identidade da retratada ainda não está determinada, havendo apenas suspeitas.

A cara de uma jovem rapariga apareceu quando cientistas australianos examinavam o quadro "Retrato de mulher", pintado em 1876, com a técnica fluorescência de raios X.

Os especialistas já suspeitavam que algo se encontrava por baixo da pintura, uma vez que o desgaste que o tempo provocou nos óleos deixava já perceber uma estranha mancha na cara da retratada.

Os raios X convencionais mostraram o esboço de uma pintura anterior, mas nada mais se podia fazer sem danificar o quadro. Com o aparelho Australian Synchrotron, um acelerador que gera raios X mais poderosos, os especialistas conseguiram espreitar para o que estava por baixo.

Raios X mostram um esboço por baixo da pintura.

Raios X mostram um esboço por baixo da pintura.

O aparelho detetou elementos metálicos nos pigmentos que Degas utilizou na primeira pintura, o que permitiu aos especialistas fazer uma reconstituição da imagem: o retrato de uma jovem com cabelo castanho-avermelhado, inacabado e que mostra que o artista tentou refazer várias vezes as feições.

Suspeita-se que a mulher retratada é uma modelo francesa Emma Dobigny, várias vezes pintada por Degas. Os curadores da National Gallery Victoria, onde o quadro está em exibição, prosseguem a investigação, mas a pintura escondida permanecerá oculta.

"Respeitamos a escolha de Degas e honramos a sua composição final", garantiu à BBC o responsável pela conservação e restauro da National Gallery Victoria, Michael Varcoe-Cocks

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.