sicnot

Perfil

Cultura

Biblioteca Britânica anuncia exposição pelo 20º aniversário de Harry Potter

A Biblioteca Britânica, anunciou esta segunda-feira uma exposição inédita do fenómeno literário Harry Potter para comemorar o 20.º aniversário da publicação do primeiro livro da saga, "Harry Potter e a Pedra Filosofal".

A exposição vai abrir para o público no outono do próximo ano e nela serão expostos documentos originais da autora, J.K. Rowling, e da sua editora, Bloomsbury.

Os manuscritos e objetos especiais dos livros sobre o jovem feiticeiro vão partilhar o espaço de peças centenárias, como a Magna Carta, predecessora da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e a primeira publicação das obras teatrais de Shakespeare.

A Biblioteca Britânica, situada a poucos metros da estação de King's Cross, em Londres, onde nos livros as personagens apanham o comboio até à escola de magia de Hogwarts, afirma que a exibição "vai levar os leitores numa viagem até ao coração da história de Harry Potter".

Jamie Andrews, diretor de Cultura da biblioteca, declarou que a equipa está expectante por trabalhar com a autora e a equipa editorial e assim contribuir para a celebração do 20.º aniversário de Harry Potter, cuja saga vendeu cerca de 500 milhões de livros em todo o mundo.

O objetivo da exposição, segundo Andrew, é também de "inspirar fãs com a magia das coleções já existentes na biblioteca".

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.