sicnot

Perfil

Cultura

João Pedro Rodrigues vence prémio de melhor realização no Festival de Locarno

O realizador João Pedro Rodrigues, conquistou este sábado o Leopardo para Melhor Realização no Festival de Locarno com o filme "O ornitólogo". O cineasta considerou tratar-se de uma "distinção importante para a divulgação do cinema português no mundo".

"Estou muito contente com este prémio, que acho que não é só para este filme, mas também para a minha carreira como realizador, sendo um prémio de realização. Penso que é mais uma distinção importante para o cinema português e para a divulgação do cinema português no mundo e estou muito feliz também por causa disso", afirmou João Pedro Rodrigues em declarações à agência Lusa.

Segundo recordou o realizador -- que começou a fazer filmes em 1997, sendo "O ornitólogo" a sua quinta longa-metragem -, este foi um trabalho "muito complexo e difícil a vários níveis", sendo que vários elementos da equipa (entre os quais ele próprio) continuam até hoje com salários em atraso, apesar de as filmagens terem terminado em outubro do ano passado.

"Espero que a visibilidade do filme, com o prémio, possa desbloquear esta situação, que é muito triste para as pessoas, e que o filme possa ser visto, que é o que realmente me interessa", afirmou.

Conforme explicou, o filme "passa-se no Norte de Portugal, em Trás-os-Montes, ao longo de um rio selvagem, e é sobre um ornitólogo que anda à procura de uma espécie bastante rara, da qual existem muito poucos exemplares, que é a cegonha preta".

"Ao mesmo tempo -- acrescentou - é uma espécie de versão muito livre da vida do Santo António de Lisboa. É um filme que se passa na atualidade, mas que reflete um pouco mitologias portuguesas", disse.

Adiantando não saber ainda quando é que a obra irá estrear em Portugal, João Pedro Rodrigues disse que, em França, começará a ser exibida a 30 de novembro, cinco dias depois da antestreia na abertura, no Centro Pompidou, de uma retrospetiva de todos os seus filmes e dos de João Rui Guerra da Mata, patente entre 25 de novembro de 2016 e 02 de janeiro de 2017.

A atribuição a João Pedro Rodrigues do Leopardo para Melhor Realização no Festival de Locarno com "O ornitólogo" foi anunciada hoje na página oficial do festival na Internet.

O realizador português tinha já sido distinguido em Locarno, em 2012, com uma menção especial do júri, pela longa-metragem "A última vez que vi Macau", uma obra assinada com João Rui Guerra da Mata.

O Leopardo de Ouro foi atribuído ao filme "Godless", da realizadora búlgara Ralitza Petrova, enquanto o Prémio Especial do Júri coube a "Inimi Cicatrizate", do realizador romeno Radu Jude.

Irena Ivanova ganhou o Leopardo para a melhor interpretação feminina por "Godless" e Andrzej Seweryn foi galardoado com o Leopardo de melhor ator pela interpretação em "Ostatnia rodzina", do polaco Jan P. Matuszynski.

A Menção Especial coube a "Mister Universo", da italiana Tizza Covi e do austríaco Rainer Frimmel.

"El auge del humano", uma coprodução da Argentina/Brasil/Portugal, do realizador argentino Eduardo Williams ganhou o Leopardo de Ouro Cineasti del presente --Prémio Nescens, assim como a Menção Especial para as primeiras obras.

Lusa

  • Tomadas medidas para evitar danos ambientais após acidente na barra da Armona
    1:49

    País

    Quatro tripulantes foram transportados para o hospital com hipotermia, depois de terem caído ao mar. A embarcação onde seguiam, e que faz trabalhos de reposição de areias, virou-se esta manhã, na ilha da Armona, em Olhão. As autoridades vão abrir um inquérito para apurar as causas do acidente e estão a tomar medidas para evitar danos ambientais, visto que a embarcação transportava 12 mil litros de gasóleo.

  • Papa no Chile em ambiente de contestação à Igreja Católica
    3:13

    Mundo

    O Papa pediu hoje perdão pelos crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica no Chile, referindo que sentiu "dor e vergonha" diante do "dano irreparável" causado às crianças vítimas de abuso sexual. Francisco está a cumprir uma deslocação de três dias ao Chile, onde a contestação à visita e à Igreja se faz sentir. O Papa enfrenta um ambiente hostil na sexta viagem à América Latina, devido à denúncia de abusos sexuais na Igreja.

  • Reviravolta na Operação Fizz
    1:09

    País

    O juiz que vai julgar o chamado processo da Operação Fizz decidiu aceitar as denúncias de Orlando Figueira contra o presidente do Banco Atlântico e o advogado Daniel Proença de Carvalho. As acusações do principal arguido contra o banqueiro Carlos Silva e o advogado Proença de Carvalho podem trazer uma reviravolta ao processo.

  • Apoio psicológico fundamental em Vila Nova da Rainha
    2:19
  • Projeto Bairros Sem Cárie levou 300 pessoas do Seixal ao dentista
    3:08

    País

    Portugal tem dos piores indicadores de saúde oral da Europa e ir ao dentista é quase um luxo. Num país assim ganham ainda mais relevância iniciativas como o projeto Bairros Sem Cárie. 300 pessoas de bairros sociais do Seixal tiveram uma consulta de estomatologia gratuita.

  • Homem rompe a garganta ao tentar impedir espirro

    Mundo

    Impedir um espirro apertando o nariz pode causar sérias lesões. Foi o que aconteceu a um homem na Grã-Bretanha que teve de ser hospitalizado porque sofreu uma rutura na garganta ao apertar boca e nariz ao espirrar.