sicnot

Perfil

Cultura

Portugal vai participar no Festival de teatro Mindelact em Cabo Verde

Grupos de sete países, incluindo de Portugal, atuam na 22.ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact), que acontece de 16 a 24 de setembro, na ilha cabo-verdiana de São Vicente.

Segundo o programa apresentado esta quarta-feira no Mindelo, além de Cabo Verde, o evento vai contar com a presença de grupos e companhias de teatro de Portugal, Angola, Brasil, Argentina, Alemanha e Espanha, num total de 36 espetáculos e representações diárias.

O certame, que terá a duração de nove dias, terá palcos montados no Centro Cultural do Mindelo (CCM), na Academia Livre de Artes Integradas do Mindelo (ALAIM) e na Academia de Música Jotamont.

Além destes três palcos principais, o teatro irá chegar a ruas, escolas e comunidades de toda a ilha de São Vicente, com vários espetáculos e apresentações.

Em conferência de imprensa, o presidente da direção do Mindelact, Daniel Monteiro, e o diretor artístico, João Branco, prometerem organizar um "festival muito especial", tal como consideram tem acontecido desde a primeira edição, em 1994.

"Vamos ter uma boa programação que não foge à regra no que diz respeito aos anos anteriores. Tudo isto com o objetivo de premiar o público de São Vicente e de Cabo verde com um grande festival de teatro", disse Daniel Monteiro, citado pelo Expresso das Ilhas.

"Vamos ter teatro por todos os cantos e recantos da ilha. Vamos movimentar a cidade com o teatro, fazendo jus àquilo que é a história deste festival e à sua importância no teatro cabo-verdiano", afirmou, por sua vez, João Branco, dizendo que o festival vai "agitar" São Vicente.

Este ano, a Associação Mindelact vai atribuir o Prémio de Mérito Teatral a Flávio Anilton, um ator cabo-verdiano a encenar no Art`Imagem, do Porto.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.