sicnot

Perfil

Cultura

Destruído mural do artista de rua britânico Banksy

Um mural do artista de rua britânico Banksy, avaliado em um milhão de libras (1,1 milhões de euros), foi destruído durante as obras de reconstrução da casa onde foi desenhado em 2014, disseram as autoridades locais.

A peça, intitulada "Spy Booth", representa três homens a usar dispositivos de escutas a ouvir as conversas numa cabine de telefone pública em Cheltenham, no sudoeste de Inglaterra.

O conselho local disse que o proprietário do edifício confirmou que o mural foi danificado devido às obras urgentes realizadas na casa, considerada património classificado, após a pintura ter aparecido.

"O proprietário fez as obras depois de um aviso urgente emitido pelo conselho por causa da degradação do edifício classificado", disse o funcionário do conselho, Mark Nelson.

Alex Chalk, conservador da cidade, descreveu a destruição do mural como uma "notícia chocante".

"É preciso ser realizado um inquérito urgente para perceber o que aconteceu. O responsável precisa de ser responsabilizado", afirmou.

Banksy é conhecido pela sua arte de rua que satiriza temas como a guerra, capitalismo, hipocrisia ou ganância.

A identidade do artista permanece em segredo.

Lusa

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Marcelo reúne-se na quarta-feira com Putin

    País

    O Presidente da República reúne-se na quarta-feira, em Moscovo, com o líder russo, Vladimir Putin, informou este domingo a Presidência. Marcelo Rebelo de Sousa estará, na quarta-feira, na capital da Federação Russa para assistir ao jogo da seleção portuguesa na fase final do Mundial de Futebol com a equipa de Marrocos

  • Novo busto de Ronaldo foi pedido pelo Museu CR7
    2:07
  • Portugal vai aquecer. Temperaturas vão rondar os 40º
    2:26