sicnot

Perfil

Cultura

"Cartas da Guerra" é o único filme português nomeado para os Prémios Europeus de Cinema

European Film Awards

"Cartas da guerra", um filme realizado por Ivo M. Ferreira, é o único filme português dos 50 nomeados para os prémios da Academia Europeia de Cinema, segundo a lista divulgada esta terça-feira pela organização, na internet.

Com argumento de Edgar Medina e de Ivo M. Ferreira, "Cartas da Guerra" é baseado no livro de António Lobo Antunes "D'este viver aqui neste papel descripto", que reúne cartas que o autor escreveu à sua primeira mulher quando, em 1971, foi incorporado no exército português, para servir como médico numa das piores zonas da guerra colonial, o leste de Angola.

Produzido por Luís Urbano e Sandro Aguilar, de O Som e a Fúria, "Cartas da Guerra" - que tem antestreia marcada para quarta-feira, às 19:30, no cinema S. Jorge, em Lisboa - é protagonizado por Margarida Vila-Nova e Miguel Nunes.

A 29.ª cerimónia dos European Film Awards, da Academia Europeia de Cinema (EFA, European Film Academy), onde serão anunciados os vencedores, decorrerá a 10 de dezembro, na cidade polaca de Wroclaw, Capital Europeia da Cultura 2016.

De acordo a informação disponível na página oficial da EFA na internet, são 33 países europeus que estão representados nos 50 filmes nomeados, o que "ilustra a grande diversidade do cinema europeu".

Nos 20 países com mais membros da EFA, estes membros votaram, diretamente, num filme nacional, que entra de imediato na lista de seleção. Para completar a lista de finalistas, um comité de seleção constituído por membros do conselho da EFA convidou os especialistas Péter Bognár (Hungria), Dave Calhoun (Reino Unido), Paz Lazaro Barquilla (Espanha), Christophe Leparc (França) e Alik Shpilyuk (Ucrânia), a acrescentar mais filmes.

Nas próximas semanas, os mais de 3.000 membros da EFA votarão nas nomeações para os prémios nas diferentes categorias dos prémios - Melhor Filme Europeu, Melhor Realizador, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Argumento -, a partir das produções já selecionadas.

A nomeação para estas categorias será anunciada a 5 de novembro, durante o Festival de Cinema Europeu de Sevilha, em Espanha, no qual um júri com sete elementos irá atribuir os prémios em categorias técnicas: Cinematografia, Montagem, Guarda-Roupa, Desenho de produção, Maquilhagem, Sonoplastia e Banda sonora.

Entre os 50 nomeados constam produções da Alemanha, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Dinamarca, Estónia, França, Israel, Itália, Letónia, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, Suíça, Turquia.

"Elle", de Paul Verhoeven, "Chevalier", de Athina Rachel Tsangari, e "L'Avenir", de Mia Hansen-Love, estreados em Portugal em abril, no âmbito do festival IndieLisboa, e, dois deles, já apresentados no circuito comercial - "Chevalier" e "L'Avenir" -, estão entre os 50 nomeados, à semelhança de "Florence Foster Jenkins", de Stephen Frears, que chegou às salas portuguesas, no passado mês de junho.

"Julieta", de Pedro Almodóvar, com estreia marcada para 15 de setembro, em Portugal, é outro dos candidatos aos Prémios Europeus de Cinema, como "Quand on a 17 ans", de André Téchiné, com distribuição prevista para as salas portuguesas, tal como "I, Daniel Blake", de Ken Loach, Palma de Ouro do Festival de Cannes, no passado mês de maio.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

    SIC

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mas do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.