sicnot

Perfil

Cultura

"Cartas da Guerra" é o único filme português nomeado para os Prémios Europeus de Cinema

European Film Awards

"Cartas da guerra", um filme realizado por Ivo M. Ferreira, é o único filme português dos 50 nomeados para os prémios da Academia Europeia de Cinema, segundo a lista divulgada esta terça-feira pela organização, na internet.

Com argumento de Edgar Medina e de Ivo M. Ferreira, "Cartas da Guerra" é baseado no livro de António Lobo Antunes "D'este viver aqui neste papel descripto", que reúne cartas que o autor escreveu à sua primeira mulher quando, em 1971, foi incorporado no exército português, para servir como médico numa das piores zonas da guerra colonial, o leste de Angola.

Produzido por Luís Urbano e Sandro Aguilar, de O Som e a Fúria, "Cartas da Guerra" - que tem antestreia marcada para quarta-feira, às 19:30, no cinema S. Jorge, em Lisboa - é protagonizado por Margarida Vila-Nova e Miguel Nunes.

A 29.ª cerimónia dos European Film Awards, da Academia Europeia de Cinema (EFA, European Film Academy), onde serão anunciados os vencedores, decorrerá a 10 de dezembro, na cidade polaca de Wroclaw, Capital Europeia da Cultura 2016.

De acordo a informação disponível na página oficial da EFA na internet, são 33 países europeus que estão representados nos 50 filmes nomeados, o que "ilustra a grande diversidade do cinema europeu".

Nos 20 países com mais membros da EFA, estes membros votaram, diretamente, num filme nacional, que entra de imediato na lista de seleção. Para completar a lista de finalistas, um comité de seleção constituído por membros do conselho da EFA convidou os especialistas Péter Bognár (Hungria), Dave Calhoun (Reino Unido), Paz Lazaro Barquilla (Espanha), Christophe Leparc (França) e Alik Shpilyuk (Ucrânia), a acrescentar mais filmes.

Nas próximas semanas, os mais de 3.000 membros da EFA votarão nas nomeações para os prémios nas diferentes categorias dos prémios - Melhor Filme Europeu, Melhor Realizador, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Argumento -, a partir das produções já selecionadas.

A nomeação para estas categorias será anunciada a 5 de novembro, durante o Festival de Cinema Europeu de Sevilha, em Espanha, no qual um júri com sete elementos irá atribuir os prémios em categorias técnicas: Cinematografia, Montagem, Guarda-Roupa, Desenho de produção, Maquilhagem, Sonoplastia e Banda sonora.

Entre os 50 nomeados constam produções da Alemanha, Bélgica, Bósnia Herzegovina, Dinamarca, Estónia, França, Israel, Itália, Letónia, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, Suíça, Turquia.

"Elle", de Paul Verhoeven, "Chevalier", de Athina Rachel Tsangari, e "L'Avenir", de Mia Hansen-Love, estreados em Portugal em abril, no âmbito do festival IndieLisboa, e, dois deles, já apresentados no circuito comercial - "Chevalier" e "L'Avenir" -, estão entre os 50 nomeados, à semelhança de "Florence Foster Jenkins", de Stephen Frears, que chegou às salas portuguesas, no passado mês de junho.

"Julieta", de Pedro Almodóvar, com estreia marcada para 15 de setembro, em Portugal, é outro dos candidatos aos Prémios Europeus de Cinema, como "Quand on a 17 ans", de André Téchiné, com distribuição prevista para as salas portuguesas, tal como "I, Daniel Blake", de Ken Loach, Palma de Ouro do Festival de Cannes, no passado mês de maio.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.