sicnot

Perfil

Cultura

Gilberto Gil internado para tratar insuficiência renal

​O músico brasileiro Gilberto Gil, de 74 anos, voltou, na terça-feira, a ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de insuficiência renal, após ter-se sentido mal no sábado.

Segundo a assessoria do músico, citada pela Agência Brasil, Gilberto Gil encontra-se bem, mas decidiu ir ao hospital para realizar exames.

Os exames, adiantou, fazem parte do tratamento que o cantor está a realizar para insuficiência renal.

Vários enjoos levaram o cantor a adiar um espetáculo previsto para sábado no Metropolitan, no Rio de Janeiro.

A última vez em que o músico esteve internado foi a 29 de julho, dias antes de ter participado na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016, a 05 de agosto no Rio de Janeiro.

Gilberto Gil, um dos artistas mais respeitados do Brasil, lançou perto de 60 discos, que venderam quatro milhões de cópias, e foi premiado diversas vezes.

Foi ministro da Cultura no governo do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva de 2003 a 2008.

Nasceu em 1942 no estado da Bahia (nordeste) e foi um dos líderes do "Tropicalismo", movimento que mudou os sons e textos da música brasileira durante a ditadura militar entre 1964 e 1985.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.