sicnot

Perfil

Cultura

Gilberto Gil internado para tratar insuficiência renal

​O músico brasileiro Gilberto Gil, de 74 anos, voltou, na terça-feira, a ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de insuficiência renal, após ter-se sentido mal no sábado.

Segundo a assessoria do músico, citada pela Agência Brasil, Gilberto Gil encontra-se bem, mas decidiu ir ao hospital para realizar exames.

Os exames, adiantou, fazem parte do tratamento que o cantor está a realizar para insuficiência renal.

Vários enjoos levaram o cantor a adiar um espetáculo previsto para sábado no Metropolitan, no Rio de Janeiro.

A última vez em que o músico esteve internado foi a 29 de julho, dias antes de ter participado na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos 2016, a 05 de agosto no Rio de Janeiro.

Gilberto Gil, um dos artistas mais respeitados do Brasil, lançou perto de 60 discos, que venderam quatro milhões de cópias, e foi premiado diversas vezes.

Foi ministro da Cultura no governo do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva de 2003 a 2008.

Nasceu em 1942 no estado da Bahia (nordeste) e foi um dos líderes do "Tropicalismo", movimento que mudou os sons e textos da música brasileira durante a ditadura militar entre 1964 e 1985.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".