sicnot

Perfil

Cultura

Freddie Mercury, o asteróide que viaja a 500 milhões de quilómetros da Terra

MARCO ARNDT

As celebrações do 70.º aniversário de Freddie Mercury tomaram uma nova proporção: um asteroide que viaja a mais de 500 milhões de quilómetros da Terra vai ter o nome da lenda dos Queen. A notícia foi dada pelo guitarrista da banda, Brian May, através de uma mensagem de vídeo mostrada na festa "Freddie for a Day", na Suíça.

No dia em a lenda celebraria 70 anos, o Centro Minor Planet nomeou o asteroide descoberto em 1991 - ano em que Freddie Mercury morreu - como "Asteroid 17473 Freddiemercury".

Com um PhD em Astrofísica, May disse ainda que o asteroide é "apenas um ponto de luz, mas um ponto de luz muito especial e talvez um dia cheguemos lá".

Freddie Mercury nasceu a 5 de setembro de 1946, escreveu músicas como "Bohemian Rhapsody" e "We Are The Champions", assim como as apresentou com a sua banda, Queen.

A recente nomeação junta-se a uma lista muito longa. Existe o asteroide Kurt Vonnegut, o Frank Zappa, o David Bowie e o Bruce Springsteen, entre muitos outros. Mas nem só as pessoas reais tiveram esta oportunidade: também os personagens Don Quixote, James Bond, Sherlock Holmes e Dr Watson têm um asteroide com o seu nome.

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.