sicnot

Perfil

Cultura

Freddie Mercury, o asteróide que viaja a 500 milhões de quilómetros da Terra

MARCO ARNDT

As celebrações do 70.º aniversário de Freddie Mercury tomaram uma nova proporção: um asteroide que viaja a mais de 500 milhões de quilómetros da Terra vai ter o nome da lenda dos Queen. A notícia foi dada pelo guitarrista da banda, Brian May, através de uma mensagem de vídeo mostrada na festa "Freddie for a Day", na Suíça.

No dia em a lenda celebraria 70 anos, o Centro Minor Planet nomeou o asteroide descoberto em 1991 - ano em que Freddie Mercury morreu - como "Asteroid 17473 Freddiemercury".

Com um PhD em Astrofísica, May disse ainda que o asteroide é "apenas um ponto de luz, mas um ponto de luz muito especial e talvez um dia cheguemos lá".

Freddie Mercury nasceu a 5 de setembro de 1946, escreveu músicas como "Bohemian Rhapsody" e "We Are The Champions", assim como as apresentou com a sua banda, Queen.

A recente nomeação junta-se a uma lista muito longa. Existe o asteroide Kurt Vonnegut, o Frank Zappa, o David Bowie e o Bruce Springsteen, entre muitos outros. Mas nem só as pessoas reais tiveram esta oportunidade: também os personagens Don Quixote, James Bond, Sherlock Holmes e Dr Watson têm um asteroide com o seu nome.

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.