Cultura

Freddie Mercury, o asteróide que viaja a 500 milhões de quilómetros da Terra

MARCO ARNDT

As celebrações do 70.º aniversário de Freddie Mercury tomaram uma nova proporção: um asteroide que viaja a mais de 500 milhões de quilómetros da Terra vai ter o nome da lenda dos Queen. A notícia foi dada pelo guitarrista da banda, Brian May, através de uma mensagem de vídeo mostrada na festa "Freddie for a Day", na Suíça.

No dia em a lenda celebraria 70 anos, o Centro Minor Planet nomeou o asteroide descoberto em 1991 - ano em que Freddie Mercury morreu - como "Asteroid 17473 Freddiemercury".

Com um PhD em Astrofísica, May disse ainda que o asteroide é "apenas um ponto de luz, mas um ponto de luz muito especial e talvez um dia cheguemos lá".

Freddie Mercury nasceu a 5 de setembro de 1946, escreveu músicas como "Bohemian Rhapsody" e "We Are The Champions", assim como as apresentou com a sua banda, Queen.

A recente nomeação junta-se a uma lista muito longa. Existe o asteroide Kurt Vonnegut, o Frank Zappa, o David Bowie e o Bruce Springsteen, entre muitos outros. Mas nem só as pessoas reais tiveram esta oportunidade: também os personagens Don Quixote, James Bond, Sherlock Holmes e Dr Watson têm um asteroide com o seu nome.

• Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur

O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

• Ricardo Salgado constituído arguido e interrogado no DCIAP

Operação Marquês

O ex-presidente do BES está a ser ouvido no DCIAP, a responder às questões do procurador Rosário Teixeira e do inspetor da Autoridade Tributária Paulo Silva. Têm sido levantadas dúvidas quanto ao dinheiro em contas de Carlos Santos Silva, amigo de José Sócrates, e suspeita-se que grande parte desses 20 milhões de euros tenham vindo de sociedades com ligação ao grupo Espírito Santo.

• Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

• CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".