Realizadora portuguesa de 16 anos conquista mais um prémio internacional
07.09.2016 23h24
A realizadora portuguesa Sara Eustáquio, de 16 anos, ganhou a primeira distinção internacional com a sua segunda curta-metragem, Mirror, numa competição em Los Angeles, depois de ter recebido mais um galardão com o multipremiado filme de estreia, 4242.
A adolescente de Torres Vedras anunciou que a curta-metragem Mirror recebeu o prémio de mérito, na categoria profissional, do Accolade Global Film Competition, em Los Angeles.
Segundo a realizadora, esta micro curta, de apenas três minutos, é "um pequeno thriller psicólogo sem diálogos" e foi filmado em Nova Iorque como projeto final do curso intensivo de realização" que frequentou este verão na New York Film Academy.
"Mirror é uma ficção, um thriller e conta a história de uma rapariga que, sob efeitos de uma substância, acaba por ficar com a sua imagem presa no espelho e refletida na sua vida, por isso tudo o que acontece na ficção acontece também na realidade", disse à Lusa Sara Eustáquio, que se estreou no cinema em abril.
Na mesma competição, a sua curta de estreia, 4242, também recebeu um prémio na categoria de Jovem Cineasta, abaixo dos 17 anos, alcançando as 15 distinções internacionais.
O mesmo trabalho, protagonizado pela atriz moldova Cristina Caldararu, arrecadara, na semana passada, outro prémio internacional, com o prémio para Melhor Jovem Cineasta abaixo dos 18 anos no Barnes Film Festival, no Reino Unido.
Segundo a cineasta, 4242 segue para o British Film Institute, onde vai ser igualmente exibido.
"4242" é inspirado na experiência da protagonista, a aluna romena Cristina Caldararu, de 18 anos, da mesma escola de Eustáquio, a Secundária Henriques Nogueira, em Torres Vedras.
Residente em Portugal desde 2015, longe da família, para terminar o ensino secundário, com a expectativa de assim poder entrar mais facilmente numa universidade, Cristina Caldararu teve de aprender português em tempo recorde, adaptar-se ao país e criar novos laços.
Colega de turma da Sara Eustáquio, Caldararu escreveu sobre a sua experiência, para um trabalho escolar, e esse texto depressa se tornou no ponto de partida da curta-metragem.
Lusa
Na Homepage
- 3:22
Militares da revolução denunciam corrupção nos órgãos de poder
O presidente da Associação 25 de Abril acusa a classe política de não ter interesse em travar a corrupção em Portugal. Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de Carvalho, dois dos militares da revolução, consideram que a corrupção está entranhada nos órgãos de poder e deve ser denunciada.
25.04.2018 às 16h46
-
Prisão perpétua para inventor dinamarquês que matou jornalista sueca
O inventor dinamarquês Peter Madsen foi condenado hoje a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall no seu submarino privado em agosto de 2017, perto de Copenhaga.
25.04.2018 às 13h12
- 1:29
Lei das barrigas de aluguer volta para o Parlamento
Os juízes do Tribunal Constitucional chumbaram algumas normas basilares da lei das barrigas de aluguer. Os processos já iniciados vão avançar e está agora nas mãos do Parlamento a alteração da lei.
25.04.2018 às 14h32
-
Portugal continua no "pelotão da frente" na luta contra alterações climáticas
25.04.2018 às 18h07
-
-
- 2:46
- 1:47
Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.
25.04.2018 às 15h39
- 0:38
-
Papa convida responsáveis cristãos do Médio Oriente para dialógo sobre a paz
O Papa Francisco convidou os responsáveis cristãos do Médio Oriente para um encontro a 7 de julho em Bari no sudeste de Itália, no sentido de promover a paz na região, anunciou hoje o Vaticano.
25.04.2018 às 15h53
- 1:55