sicnot

Perfil

Cultura

Teatro do Bolhão recebe mostra multidisciplinar de cultura palestiniana

O ACE Teatro do Bolhão, no Porto, acolhe, entre 12 a 18 de setembro, uma mostra multidisciplinar de cultura palestiniana com teatro, workshops, debates, cinema e artes plásticas, referiu hoje à Lusa o gabinete de comunicação.

O evento "Portugal Palestina: Arte pela Liberdade" engloba dois espetáculos teatrais: Regresso à Palestina, criado a partir das histórias reais contadas por habitantes do campo de refugiados e Kanafani, baseado na vida e obra do escritor e ativista politico palestiniano que lhe dá nome.

Na programação de cinema destaca-se a exibição dos documentários "Against The Wall" e "Remember Us", com curadoria do casal luso-palestiniano de realizadores Frederico Beja e Dália Abuzeid, e "The Journey of a Freedom Fighter" e "Road Map To Apartheid".

Na vertente das artes plásticas, a artista Joana Villaverde apresenta a vídeo-instalação "3AM Birzeit December 2015", criada a partir de uma das suas residências artísticas na Palestina.

A eurodeputada e ainda presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com os Países do Maxereque (Líbano, Jordânia, Síria e Egito), Marisa Matias, dinamiza, no dia 16, uma conversa sobre a Palestina.

Nesta iniciativa cultural vai ainda ser lançada a Amigos do Freedom Theatre que pretende promover, em Portugal, atividades do Freedom Theatre (TFT) - Centro Cultural e Comunitário na Cisjordânia - e cooperar com outras associações, adiantou a fonte.

Além disso, quer contribuir para o desenvolvimento das atividades educativas e performativas do TFT e incentivar vários agentes culturais de diferentes países a visitarem-no, acrescentou.

Lusa

  • Maria Cavaco Silva "muito espantada" com caso Raríssimas
    0:56

    País

    Maria Cavaco Silva disse hoje que ficou surpreendida e preocupada com as suspeitas de irregularidades na associação Raríssimas. A ex-primeira dama garante que desconhecia a situação e afirma que Portugal não é "abonado" ao ponto de poder desperdiçar o trabalho feito, lembrando que os utentes não podem sofrer com a polémica.

  • Lince ibérico esteve à venda no OLX

    País

    Um anúncio de venda de um lince ibérico, por 1.500 euros, foi publicado esta semana no site de classificados OLX, com uma morada de Alcoutim, no Algarve. A autenticidade da publicação não foi confirmada, mas em setembro foi encontrada a coleira de um lince ibérico precisamente em Alcoutim. As autoridades estão a investigar.

    SIC

  • "O futuro da Autoeuropa não está em causa"
    0:43

    Economia

    O secretário de Estado do Trabalho apelou a que os partidos não se intrometam nas negociações entre os trabalhadores e a administração da Autoeuropa. Em entrevista à Edição da Noite da SIC Notícias, Miguel Cabrita afastou a hipótese de estar em causa o encerramento da fábrica de Palmela. 

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28