sicnot

Perfil

Cultura

Teatro do Bolhão recebe mostra multidisciplinar de cultura palestiniana

O ACE Teatro do Bolhão, no Porto, acolhe, entre 12 a 18 de setembro, uma mostra multidisciplinar de cultura palestiniana com teatro, workshops, debates, cinema e artes plásticas, referiu hoje à Lusa o gabinete de comunicação.

O evento "Portugal Palestina: Arte pela Liberdade" engloba dois espetáculos teatrais: Regresso à Palestina, criado a partir das histórias reais contadas por habitantes do campo de refugiados e Kanafani, baseado na vida e obra do escritor e ativista politico palestiniano que lhe dá nome.

Na programação de cinema destaca-se a exibição dos documentários "Against The Wall" e "Remember Us", com curadoria do casal luso-palestiniano de realizadores Frederico Beja e Dália Abuzeid, e "The Journey of a Freedom Fighter" e "Road Map To Apartheid".

Na vertente das artes plásticas, a artista Joana Villaverde apresenta a vídeo-instalação "3AM Birzeit December 2015", criada a partir de uma das suas residências artísticas na Palestina.

A eurodeputada e ainda presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com os Países do Maxereque (Líbano, Jordânia, Síria e Egito), Marisa Matias, dinamiza, no dia 16, uma conversa sobre a Palestina.

Nesta iniciativa cultural vai ainda ser lançada a Amigos do Freedom Theatre que pretende promover, em Portugal, atividades do Freedom Theatre (TFT) - Centro Cultural e Comunitário na Cisjordânia - e cooperar com outras associações, adiantou a fonte.

Além disso, quer contribuir para o desenvolvimento das atividades educativas e performativas do TFT e incentivar vários agentes culturais de diferentes países a visitarem-no, acrescentou.

Lusa

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim