sicnot

Perfil

Cultura

Teatro do Bolhão recebe mostra multidisciplinar de cultura palestiniana

O ACE Teatro do Bolhão, no Porto, acolhe, entre 12 a 18 de setembro, uma mostra multidisciplinar de cultura palestiniana com teatro, workshops, debates, cinema e artes plásticas, referiu hoje à Lusa o gabinete de comunicação.

O evento "Portugal Palestina: Arte pela Liberdade" engloba dois espetáculos teatrais: Regresso à Palestina, criado a partir das histórias reais contadas por habitantes do campo de refugiados e Kanafani, baseado na vida e obra do escritor e ativista politico palestiniano que lhe dá nome.

Na programação de cinema destaca-se a exibição dos documentários "Against The Wall" e "Remember Us", com curadoria do casal luso-palestiniano de realizadores Frederico Beja e Dália Abuzeid, e "The Journey of a Freedom Fighter" e "Road Map To Apartheid".

Na vertente das artes plásticas, a artista Joana Villaverde apresenta a vídeo-instalação "3AM Birzeit December 2015", criada a partir de uma das suas residências artísticas na Palestina.

A eurodeputada e ainda presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as Relações com os Países do Maxereque (Líbano, Jordânia, Síria e Egito), Marisa Matias, dinamiza, no dia 16, uma conversa sobre a Palestina.

Nesta iniciativa cultural vai ainda ser lançada a Amigos do Freedom Theatre que pretende promover, em Portugal, atividades do Freedom Theatre (TFT) - Centro Cultural e Comunitário na Cisjordânia - e cooperar com outras associações, adiantou a fonte.

Além disso, quer contribuir para o desenvolvimento das atividades educativas e performativas do TFT e incentivar vários agentes culturais de diferentes países a visitarem-no, acrescentou.

Lusa

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Filho de Trump critica mayor de Londres por palavras de 2016

    Ataque em Londres

    Donald Trump Júnior criticou o presidente da Câmara de Londres logo a seguir ao ataque de quarta-feira que fez três mortos e mais de 40 feridos. O filho de Presidente publicou no Twitter uma reação a uma declaração de Sadiq Khan de setembro de 2016. Para o Presidente dos EUA, o ataque em Londres é "uma grande notícia".

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.