sicnot

Perfil

Cultura

Mariza em digressão pelos EUA e Canadá

O mais recente álbum de Mariza, "Mundo", é lançado esta sexta-feira nos Estados Unidos, pela discográfica Nonesuch, antecipando a digressão de 12 concertos da fadista nos EUA e Canadá que acontecem em outubro e novembro.

"Na Nonesuch somos grandes fãs da Mariza há anos. Fizemos tudo o que podíamos para promover a sua música enquanto esteve com a EMI e, quando tivemos oportunidade de trabalhar com ela, agarrámo-la", disse o presidente da discográfica, Bob Hurwitz, em comunicado.

A edição nos EUA surge após um interregno de cinco anos, datando de 2010, o último disco da fadista lançado no país, "Fado tradicional".

"Mundo", que inclui, entre outros, os temas "Paixão", "Melhor de Mim" e "Alma", foi editado em Portugal a 09 de outubro do ano passado e foi eleito o melhor álbum do ano, pela revista de música britânica "Songlines".

Na ocasião, em declarações à Lusa, Mariza afirmou que "Mundo" é "um convite" para o público conhecer melhor o seu universo, o seu mundo, aquilo que é, e como evoluiu e se transformou.

"Este CD surge como um convite às pessoas para visitarem o meu mundo, no que me tornei agora, passados 15 anos do primeiro CD, até este álbum, o que sou, naquilo que me transformei, como eu vejo agora a música, aquilo que sinto e o que é para mim", rematou a fadista.

Em outubro e novembro, Mariza fará uma digressão de 12 concertos, nos Estados Unidos e Canadá.

Mariza abre a digressão a 14 de outubro, no Berklee Performance Center, em Boston, seguindo para Nova Iorque, onde, no dia 15, atua no The Town Hall, e, no dia seguinte, no New Jersey Performing Arts Center, em Newark.

No dia 20 de outubro, a criadora de "Cavaleiro monge" sobe ao palco do Fine Arts Center, da Universidade de Massachusetts, em Amherst. A 22, está no Zeiterion Theatre, em New Bedford, e no dia seguinte atua no Quick Center for the Arts, na Universidade de Fairfield, na Califórnia.

Entre 27 a 30 de outubro, atua no San Francisco Jazz Center, em São Francisco, partindo depois para o estado de Washington, onde atua na cidade de Seattle a 1 de novembro.

A fadista encerra a sua digressão em Vancouver, no Canadá, no Chan Centre for the Performing Arts, em Vancouver, no dia 02 de novembro.

De volta a Portugal, Mariza regressa aos Coliseus de Lisboa e Porto, para dois espetáculos especiais, intitulados de "Mundo 360", que se realizam a 9 de novembro, no Coliseu do Porto, e a 11 de novembro, no Coliseu de Lisboa.

Lusa

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.