sicnot

Perfil

Cultura

Mariza em digressão pelos EUA e Canadá

O mais recente álbum de Mariza, "Mundo", é lançado esta sexta-feira nos Estados Unidos, pela discográfica Nonesuch, antecipando a digressão de 12 concertos da fadista nos EUA e Canadá que acontecem em outubro e novembro.

"Na Nonesuch somos grandes fãs da Mariza há anos. Fizemos tudo o que podíamos para promover a sua música enquanto esteve com a EMI e, quando tivemos oportunidade de trabalhar com ela, agarrámo-la", disse o presidente da discográfica, Bob Hurwitz, em comunicado.

A edição nos EUA surge após um interregno de cinco anos, datando de 2010, o último disco da fadista lançado no país, "Fado tradicional".

"Mundo", que inclui, entre outros, os temas "Paixão", "Melhor de Mim" e "Alma", foi editado em Portugal a 09 de outubro do ano passado e foi eleito o melhor álbum do ano, pela revista de música britânica "Songlines".

Na ocasião, em declarações à Lusa, Mariza afirmou que "Mundo" é "um convite" para o público conhecer melhor o seu universo, o seu mundo, aquilo que é, e como evoluiu e se transformou.

"Este CD surge como um convite às pessoas para visitarem o meu mundo, no que me tornei agora, passados 15 anos do primeiro CD, até este álbum, o que sou, naquilo que me transformei, como eu vejo agora a música, aquilo que sinto e o que é para mim", rematou a fadista.

Em outubro e novembro, Mariza fará uma digressão de 12 concertos, nos Estados Unidos e Canadá.

Mariza abre a digressão a 14 de outubro, no Berklee Performance Center, em Boston, seguindo para Nova Iorque, onde, no dia 15, atua no The Town Hall, e, no dia seguinte, no New Jersey Performing Arts Center, em Newark.

No dia 20 de outubro, a criadora de "Cavaleiro monge" sobe ao palco do Fine Arts Center, da Universidade de Massachusetts, em Amherst. A 22, está no Zeiterion Theatre, em New Bedford, e no dia seguinte atua no Quick Center for the Arts, na Universidade de Fairfield, na Califórnia.

Entre 27 a 30 de outubro, atua no San Francisco Jazz Center, em São Francisco, partindo depois para o estado de Washington, onde atua na cidade de Seattle a 1 de novembro.

A fadista encerra a sua digressão em Vancouver, no Canadá, no Chan Centre for the Performing Arts, em Vancouver, no dia 02 de novembro.

De volta a Portugal, Mariza regressa aos Coliseus de Lisboa e Porto, para dois espetáculos especiais, intitulados de "Mundo 360", que se realizam a 9 de novembro, no Coliseu do Porto, e a 11 de novembro, no Coliseu de Lisboa.

Lusa

  • UGT reivindica que salário mínimo ultrapasse os 600€
    0:26

    Economia

    O secretário-geral da UGT reivindica que até 2019 o salário mínimo nacional ultrapasse os 600 euros. Este sábado, num congresso distrital na Guarda, Carlos Silva considerou que o Governo tem condições para ir mais além e voltou a defender que para o próximo ano o patamar mínimo para a negociação deve ser os 585 euros.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04
  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.