sicnot

Perfil

Cultura

No Caminho das Estrelas há 50 anos

A série Star Trek, "Caminho das Estrelas" em português, começou há 50 anos nos Estados Unidos da América. De maneira a comemorar a data, todos os cinemas nacionais ofereceram entrada gratuita para a primeira sessão desta quinta-feira do mais recente filme da saga "Star Trek: Além do Universo".

Star Trek começou como uma série de televisão, na qual a missão da nave Enterprise só deveria durar 3 temporadas. A própria NBC, que exibia a série, estava longe de imaginar o sucesso que viria a ter. 50 anos depois, o fenómeno mundial já conta com 725 episódios e 13 filmes.

A série vai ficar para a história, não só por causa dos seus personagens, como Spock ou o Capitão Kirk, mas também por ter tocado em questões sociais de grande sensibilidade.

Numa altura em que os Estados Unidos da América estavam marcados pela enorme segregação racial, a série destacou-se por ter o primeiro elenco com diferentes heranças raciais e também por protagonizar pela primeira vez na televisão norte-americana o beijo entre um homem branco e uma mulher negra.

  • Marcelo não comenta proposta sobre nomeação do governador do BdP
    0:14

    Economia

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar a proposta do grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira, que recomenda que o governador do Banco de Portugal seja nomeado pelo Presidente da República. Marcelo não quis comentar o assunto esta quarta-feira durante a tomada de posse do Reitor da Universidade de Lisboa.

  • Habitantes da favela da Rocinha temem novo episódio violento
    2:54

    Mundo

    Localizada no Rio de Janeiro, a Rocinha, maior favela do Brasil, foi palco de um tiroteio entre traficantes, no último fim de semana. Agora, pelo terceiro dia consecutivo, a polícia do Rio de Janeiro está a fazer um cerco em algumas favelas cariocas à procura de traficantes. A comunidade está assustada e receia que episódios violentos como este se repitam.