sicnot

Perfil

Cultura

Museu do Fado disponibiliza online mais de 5.500 gravações

Museu do Fado disponibiliza online mais de 5.500 gravações

Uma parte da história do fado já está ao alcance de todos. O Museu do Fado disponibilizou na internet mais de 5.500 gravações, incluindo algumas com mais de cem anos.

O trabalho envolveu dois anos de preparação do sistema de restauro de áudio. As gravações criadas ente 1900 e 1950 foram tratadas e digitalizadas.

O arquivo sonoro - que pode consultar aqui - inclui discos do museu e da coleção Bruce Bastin, adquirida pelo Estado em 2009.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.