sicnot

Perfil

Cultura

Restos mortais de Mário Cesariny vão ser trasladados para jazigo nos Prazeres

Os restos mortais do poeta e artista plástico Mário Cesariny (1923-2006) vão ser trasladados para um jazigo individual, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

Contactado pela agência Lusa, o diretor do Centro Cultural Casapiano, João Louro, indicou que a trasladação, ainda sem data marcada, decorrerá no âmbito das comemorações do 10.º aniversário da morte do artista, "grande vulto da cultura portuguesa".

Mário Cesariny faleceu a 26 de novembro de 2006, e, desde então, encontra-se provisoriamente sepultado no Talhão dos Artistas do Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

De acordo com João Louro, a Casa Pia de Lisboa, em conjunto com o testamenteiro Manuel Rosa e com a colaboração direta da Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação Cupertino de Miranda estão a preparar a trasladação dos restos mortais de Cesariny para um jazigo no Cemitério dos Prazeres, cedido pela autarquia.

Considerado um dos principais representantes do movimento surrealista em Portugal, Mário Cesariny de Vasconcelos foi poeta, pintor, e também desenvolveu um trabalho intenso de recolha, compilação e arquivismo das atividades destes artistas.

Na sequência da sua morte, veio a público a entrega, em testamento, de um milhão de euros à Casa Pia de Lisboa, valor destinado ao apoio das crianças e jovens com dificuldades sociais e económicas.

Questionado pela Lusa sobre a aplicação dessa verba, João Louro indicou que "está a ser aplicada em ações de educação e formação dos jovens" da Casa Pia, "como o artista desejou".

Ainda sobre a trasladação, o objetivo é concretizar o projeto inicial "de dar uma sepultura condigna ao artista", em colaboração com as várias instituições envolvidas.

"Os custos associados às obras de adaptação e limpeza do jazigo, que incluem a colocação de uma escultura concebida pelo amigo e testamenteiro de Mário Cesariny, Manuel Rosa, serão suportados pela Casa Pia de Lisboa, estando esta instituição a desenvolver os procedimentos necessários para o efeito", assinala o responsável, num comunicado enviado à Lusa.

Ainda segundo a mesma fonte, vai ser em breve divulgado o programa das iniciativas que vão assinalar o 10.º aniversário da morte de Mário Cesariny, com a participação de todas as entidades.

Mário Cesariny recebeu vários prémios pela obra escrita e plástica, nomeadamente o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores, e o Grande Prémio EDP de Artes Plásticas.

Depositou a sua obra plástica na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão.

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.