sicnot

Perfil

Cultura

Filme "Tábuas com História" sábado no Los Angeles Brazilian Film Festival

O filme português "Tábuas com História", que conta a história do Teatraço, grupo de teatro de Tabuaço, distrito de Viseu, que foi selecionado para competir no Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), na categoria de cinema internacional.

Filmado entre o Porto e Viseu, na zona do Douro, ao longo de 2015, a longa-metragem de ficção inspira-se em factos reais, foi realizada por Marcantonio del Carlo, de acordo com um comunicado de imprensa.

No sítio 'online' do festival LABRFF, que vai decorrer em Los Angeles, de 16 a 20 de setembro, "Tábuas com História" surge inserido na secção "International Feature Films -- Competition", a par dos filmes "Maverick: Caçada no Brasil, do realizador Emiliano Ruschell, e "Verses At Work", de Lucas Mendes, e tem estreia no sábado, às 19:15 locais, no auditório da Los Angeles Film School.

O filme, que começou por ser um documentário e acabou por ser transformado numa longa-metragem de ficção, narra a luta daquele grupo de teatro de Tabuaço, orientado por um ator/dentista brasileiro, contra um político que quer derrubar o antigo teatro da vila.

"Tábuas com História" pretende ainda mostrar a beleza da região do Douro vinhateiro e das populações, que se orgulham das suas tradições e herança histórica.

O guião, realização e produção são de Marcantonio del Carlo, a direção de fotografia e de produção, de Miguel Mendes de Carvalho, e edição de Tiago Guedes.

No elenco estão Marta Nunes, Beto Coville e os atores do Teatraço Grupo de Teatro de Tabuaço Bruno Silva, Diaquino Soares, Filomena Resende, Liliana Cardoso, Manuela Martins, Rui Araújo, Cláudia Martins, Maria José Carvalho, Carolina Silva, Mariana Silva, Leandro Gonçalves, Marlene Rodrigues e Paula Baltazar

Financiado pela Câmara Municipal de Tabuaço, o filme tem produção da Mshow, Teatraço Grupo De Teatro De Tabuaço, e figuração da população local.

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Catarina Martins diz que é preciso ouvir os dois secretários de Estado sobre offshores
    1:27

    Economia

    O Bloco de Esquerda diz que participa com empenho em todas as comissões de inquérito, mas insiste que não faz sentido suspender o trabalho da comissão em curso sobre a Caixa Geral de Depósitos. Catarina Martins esteve esta manhã em Estremoz, onde comentou também o caso das transferências para offshores. A coordenadora do Bloco diz que é preciso ouvir os dois Secretários de Estado dos assuntos fiscais para perceber o que se passou.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.