sicnot

Perfil

Cultura

The Gift revelam novo tema com Brian Eno

Os portugueses The Gift vão lançar no próximo ano um novo álbum com produção de Brian Eno. Hoje foi divulgado o single "Love without violins". Ouça-o aqui.

De acordo com a promotora, a letra de "Love without violins" é da autoria de Sónia Tavares, vocalista dos The Gift, e de Brian Eno, cuja participação no álbum se estende a uma parceria na composição e produção.

No final do ano passado, quando os The Gift estavam a concluir a celebração dos vinte anos de carreira, o músico Nuno Gonçalves disse à agência Lusa que o novo álbum foi gravado ao longo dos últimos dois anos, entre Espanha e Alcobaça, e contou com uma "parceria artística" de Brian Eno na produção e na escrita de canções.

"É o melhor produtor de todos os tempos, basta ver o que fez com os Talking Heads, com os U2, com os Coldplay. Com a participação dele, não se pode esperar um disco normal dos Gift", disse na altura o músico.

A edição do álbum será em 2017 e deverá ter uma escala mais internacional.

Os The Gift assinalaram a celebração dos 20 anos de carreira com uma biografia, uma dupla coletânea e uma digressão. Foram "a primeira banda portuguesa cem por cento 'do it youself' [faça você mesmo], com as mãos assentes nas rédeas da banda", descreveu Nuno Gonçalves.

O grupo formou-se em Alcobaça, em 1994, e dele fazem parte os irmãos Nuno e John Gonçalves, Sónia Tavares e Miguel Ribeiro. Editaram a maquete "Digital Atmosphere" (1997) e os álbuns "Vinyl" (1998), "Film" (2001), "AM-FM" (2004), "Explode" (2011) e "Primavera" (2012).

Com Lusa

  • Debate quinzenal com o primeiro-ministro

    País

    A situação económica e financeira foi o tema escolhido pelo Governo, mas a polémica da descida da Taxa Social Única dominará certamente a discussão na Assembleia da República. Veja aqui em direto e participe no Minuto a Minuto Parlamento Global/SIC.

    Direto

  • MIT quer humanos a ajudar máquinas a decidir (quem morre)

    Mundo

    A "Máquina Moral" é uma plataforma online que recolhe a perspetiva humana em decisões que terão de ser tomadas por uma máquina. Por exemplo, quando um carro sem condutor se depara com o dilema do mal menor: em quem acertar - para evitar outros - num acidente de viação.

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.