sicnot

Perfil

Cultura

Carlão, D.A.M.A, David Carreira e HMB nomeados para os Prémios MTV

Os primeiros nomeados pelo canal televisivo MTV Portugal ao prémio Best Portuguese Act para os prémios MTV EMA 2016 são Carlão, D.A.M.A, David Carreira e os HMB, foi esta terça-feira divulgado.

O quinto nomeado será escolhido pelo público através da rede social Twitter, de uma lista constituída por April Ivy, Aurea, Carolina Deslandes e os The Gift.

A votação decorre até à próxima segunda-feira. "O artista mais votado será anunciado no dia seguinte, quando serão revelados todos os nomeados às várias categorias desta edição", anunciou hoje a MTV Portugal.

Carlão publicou em maio do ano passado o álbum "Quarenta". O músico já se apresentou como Pacman, nos Da Weasel, criou o projeto a solo Algodão, fez parte do trio 5-30 , e retomou o alter ego Carlão, com o qual atuou em Os Dias da Raiva, para editar o novo álbum.

Em "Quarenta", Carlão conta com a participação, entre outros, de Sara Tavares, Fred Ferreira, Regula e Branko.

"Deixa-me aclarar-te a mente, amigo" é o significado do acrónimo D.A.M.A., uma banda de "pop/rap" criada em 2006, atualmente constituída por Francisco Maria Pereira, Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho.

O grupo lançou recentemente o single "Era eu", e em outubro sobem ao palco do Meo Arena, em Lisboa.

David Carreira, de 25 anos, é ator, participa atualmente na telenovela "Santa Bárbara", no canal TVI, modelo, cantor e compositor, filho do cantor Tony Carreira, e irmão do cantor Mickael Carreira. Em 2011 David Carreira editou o seu primeiro álbum, que teve vendas superiores a 30 mil cópias, segundo dados da Associação Fonográfica Portuguesa. Em 2013 editou o álbum "A força está em nós", ao qual se seguiu "Tout recommencer", e em dezembro do ano passado editou o CD "3".

Os HMB assinam canções como "Dia D", "Não me deixes partir", "O amor é assim", "Talvez", "Naptel Xulima" e "Essa saudade".

A banda desenvolve um projeto de fusão da música "soul" e "gospel" com melodias "rhythm & blues", editou o seu primeiro álbum em 2012, cinco anos após o aparecimento da banda formada por Héber Marques (vocalista), Fred Martinho (guitarrista), Daniel Lima (teclista), Joel Xavier (baixista) e Joel Silva (baterista).

Em 2014 os HMB lançaram o seu segundo álbum, "Sente".

O ano passado o vencedor do Best Portuguese Act foi Agir.

Lusa

  • No palco com os D.A.M.A.

    Cartaz

    Os D.A.M.A. tiveram mais um elemento em palco. A câmara 360º que registou pela primeira vez um concerto da jovem banda portuguesa.

  • David Carreira abre as portas de casa aos fãs para promover novo trabalho
    2:44

    Cultura

    David Carreira abriu hoje as portas de casa aos admiradores que assim puderam entrar ainda mais na sua intimidade. A iniciativa foi uma forma de promover o seu novo trabalho. O novo projeto do cantor conta com oito videoclipes, um deles rodado em Cuba. O álbum "3" lidera esta semana a tabela de vendas nacional e já é disco de platina.

  • HMB, uma história de sucesso em português
    8:52

    Cultura

    Os concertos de lançamento do segundo e último álbum dos HMB esgotaram e, durante duas semanas, "Sente" esteve em primeiro lugar no iTunes. Os HMB são uma banda soul, formada por jovens, muito bem comportados, que cantam sobre o amor e sobre a alegria de estar vivo, e fazem questão de não misturar a vida artística com a religiosa.

  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Violação emitida em direto no Facebook

    Mundo

    Três homens foram detidos na Suécia, por suspeitas de violação de uma mulher, num apartamento a 70 quilómetros da capital. Os suspeitos filmaram o ato de violência e exibiram-no em direto no Facebook.

  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.