sicnot

Perfil

Cultura

Carlão, D.A.M.A, David Carreira e HMB nomeados para os Prémios MTV

Os primeiros nomeados pelo canal televisivo MTV Portugal ao prémio Best Portuguese Act para os prémios MTV EMA 2016 são Carlão, D.A.M.A, David Carreira e os HMB, foi esta terça-feira divulgado.

O quinto nomeado será escolhido pelo público através da rede social Twitter, de uma lista constituída por April Ivy, Aurea, Carolina Deslandes e os The Gift.

A votação decorre até à próxima segunda-feira. "O artista mais votado será anunciado no dia seguinte, quando serão revelados todos os nomeados às várias categorias desta edição", anunciou hoje a MTV Portugal.

Carlão publicou em maio do ano passado o álbum "Quarenta". O músico já se apresentou como Pacman, nos Da Weasel, criou o projeto a solo Algodão, fez parte do trio 5-30 , e retomou o alter ego Carlão, com o qual atuou em Os Dias da Raiva, para editar o novo álbum.

Em "Quarenta", Carlão conta com a participação, entre outros, de Sara Tavares, Fred Ferreira, Regula e Branko.

"Deixa-me aclarar-te a mente, amigo" é o significado do acrónimo D.A.M.A., uma banda de "pop/rap" criada em 2006, atualmente constituída por Francisco Maria Pereira, Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho.

O grupo lançou recentemente o single "Era eu", e em outubro sobem ao palco do Meo Arena, em Lisboa.

David Carreira, de 25 anos, é ator, participa atualmente na telenovela "Santa Bárbara", no canal TVI, modelo, cantor e compositor, filho do cantor Tony Carreira, e irmão do cantor Mickael Carreira. Em 2011 David Carreira editou o seu primeiro álbum, que teve vendas superiores a 30 mil cópias, segundo dados da Associação Fonográfica Portuguesa. Em 2013 editou o álbum "A força está em nós", ao qual se seguiu "Tout recommencer", e em dezembro do ano passado editou o CD "3".

Os HMB assinam canções como "Dia D", "Não me deixes partir", "O amor é assim", "Talvez", "Naptel Xulima" e "Essa saudade".

A banda desenvolve um projeto de fusão da música "soul" e "gospel" com melodias "rhythm & blues", editou o seu primeiro álbum em 2012, cinco anos após o aparecimento da banda formada por Héber Marques (vocalista), Fred Martinho (guitarrista), Daniel Lima (teclista), Joel Xavier (baixista) e Joel Silva (baterista).

Em 2014 os HMB lançaram o seu segundo álbum, "Sente".

O ano passado o vencedor do Best Portuguese Act foi Agir.

Lusa

  • No palco com os D.A.M.A.

    Cartaz

    Os D.A.M.A. tiveram mais um elemento em palco. A câmara 360º que registou pela primeira vez um concerto da jovem banda portuguesa.

  • David Carreira abre as portas de casa aos fãs para promover novo trabalho
    2:44

    Cultura

    David Carreira abriu hoje as portas de casa aos admiradores que assim puderam entrar ainda mais na sua intimidade. A iniciativa foi uma forma de promover o seu novo trabalho. O novo projeto do cantor conta com oito videoclipes, um deles rodado em Cuba. O álbum "3" lidera esta semana a tabela de vendas nacional e já é disco de platina.

  • HMB, uma história de sucesso em português
    8:52

    Cultura

    Os concertos de lançamento do segundo e último álbum dos HMB esgotaram e, durante duas semanas, "Sente" esteve em primeiro lugar no iTunes. Os HMB são uma banda soul, formada por jovens, muito bem comportados, que cantam sobre o amor e sobre a alegria de estar vivo, e fazem questão de não misturar a vida artística com a religiosa.

  • Queda de avioneta em Espanha causa 4 mortos

    Mundo

    Uma avioneta com destino a Cascais, em que seguia uma família de quatro pessoas - dois adultos e dois menores - caiu em Sotillo de las Palomas, em Toledo, Espanha. Todas as vítimas são de nacionalidade espanhola.

    Em desenvolvimento

  • Um discurso histórico com os pedidos de sempre
    2:30

    País

    Jerónimo de Sousa voltou este domingo a pedir a renegociação da dívida e a saída de Portugal do euro. Num discurso historicamente curto, apenas 15 minutos, no encerramento do Congresso do PCP, o reeleito secretário-geral comunista anunciou que o aumento dos salários e a reversão das alterações à legislação laboral são duas prioridades para os próximos tempos.

  • Mais de 50 milhões de italianos decidem futuro do país
    1:43

    Mundo

    Este domingo, está nas mãos de mais de 50 milhões de eleitores italianos o futuro do país. Mais do que um voto à reforma constitucional, o referendo terá consequências políticas diretas no Governo italiano. As urnas fecham às 23h00, 22h00 em Lisboa. Os primeiros resultados são esperados meia hora depois.