sicnot

Perfil

Cultura

Carlão, D.A.M.A, David Carreira e HMB nomeados para os Prémios MTV

Os primeiros nomeados pelo canal televisivo MTV Portugal ao prémio Best Portuguese Act para os prémios MTV EMA 2016 são Carlão, D.A.M.A, David Carreira e os HMB, foi esta terça-feira divulgado.

O quinto nomeado será escolhido pelo público através da rede social Twitter, de uma lista constituída por April Ivy, Aurea, Carolina Deslandes e os The Gift.

A votação decorre até à próxima segunda-feira. "O artista mais votado será anunciado no dia seguinte, quando serão revelados todos os nomeados às várias categorias desta edição", anunciou hoje a MTV Portugal.

Carlão publicou em maio do ano passado o álbum "Quarenta". O músico já se apresentou como Pacman, nos Da Weasel, criou o projeto a solo Algodão, fez parte do trio 5-30 , e retomou o alter ego Carlão, com o qual atuou em Os Dias da Raiva, para editar o novo álbum.

Em "Quarenta", Carlão conta com a participação, entre outros, de Sara Tavares, Fred Ferreira, Regula e Branko.

"Deixa-me aclarar-te a mente, amigo" é o significado do acrónimo D.A.M.A., uma banda de "pop/rap" criada em 2006, atualmente constituída por Francisco Maria Pereira, Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho.

O grupo lançou recentemente o single "Era eu", e em outubro sobem ao palco do Meo Arena, em Lisboa.

David Carreira, de 25 anos, é ator, participa atualmente na telenovela "Santa Bárbara", no canal TVI, modelo, cantor e compositor, filho do cantor Tony Carreira, e irmão do cantor Mickael Carreira. Em 2011 David Carreira editou o seu primeiro álbum, que teve vendas superiores a 30 mil cópias, segundo dados da Associação Fonográfica Portuguesa. Em 2013 editou o álbum "A força está em nós", ao qual se seguiu "Tout recommencer", e em dezembro do ano passado editou o CD "3".

Os HMB assinam canções como "Dia D", "Não me deixes partir", "O amor é assim", "Talvez", "Naptel Xulima" e "Essa saudade".

A banda desenvolve um projeto de fusão da música "soul" e "gospel" com melodias "rhythm & blues", editou o seu primeiro álbum em 2012, cinco anos após o aparecimento da banda formada por Héber Marques (vocalista), Fred Martinho (guitarrista), Daniel Lima (teclista), Joel Xavier (baixista) e Joel Silva (baterista).

Em 2014 os HMB lançaram o seu segundo álbum, "Sente".

O ano passado o vencedor do Best Portuguese Act foi Agir.

Lusa

  • No palco com os D.A.M.A.

    Cartaz

    Os D.A.M.A. tiveram mais um elemento em palco. A câmara 360º que registou pela primeira vez um concerto da jovem banda portuguesa.

  • David Carreira abre as portas de casa aos fãs para promover novo trabalho
    2:44

    Cultura

    David Carreira abriu hoje as portas de casa aos admiradores que assim puderam entrar ainda mais na sua intimidade. A iniciativa foi uma forma de promover o seu novo trabalho. O novo projeto do cantor conta com oito videoclipes, um deles rodado em Cuba. O álbum "3" lidera esta semana a tabela de vendas nacional e já é disco de platina.

  • HMB, uma história de sucesso em português
    8:52

    Cultura

    Os concertos de lançamento do segundo e último álbum dos HMB esgotaram e, durante duas semanas, "Sente" esteve em primeiro lugar no iTunes. Os HMB são uma banda soul, formada por jovens, muito bem comportados, que cantam sobre o amor e sobre a alegria de estar vivo, e fazem questão de não misturar a vida artística com a religiosa.

  • E agora?
    15:07

    Reportagem Especial

    Há uma semana, Portugal voltou a ser palco de uma tragédia que matou pelo menos 44 pessoas e deixou cerca de 70 feridas. Os incêndios destruíram mais de 800 casas, dezenas de empresas e explorações agropecuárias, mataram milhares de animais e consumiram uma gigantesca área de floresta. A reportagem da SIC andou pelo concelho de Tondela, onde três pessoas morreram e o levantamento de prejuízos ainda não está fechado.

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • "Não compreendi absolutamente nada a substituição do Casillas"
    1:58
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    Os guarda-redes de FC Porto e Benfica estão neste momento em destaque depois de José Sá ter assumido a baliza dos dragões em detrimento de Iker Casillas. Nas águias, Svilar repetiu a titularidade frente ao Desportivo das Aves. Os comentadores do programa Play-Off Rodolfo Rei, Rui Santos, João Alves e Manuel Fernandes analisaram as duas situações.

  • Famílias afetadas pelos fogos começam a receber bens de primeira necessidade
    2:30
  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC

  • Quando o cão de Macron fez chichi no gabinete do Presidente francês
    0:31

    Mundo

    O cão do Presidente francês voltou a ganhar destaque durante uma reunião de Macron com dois secretários de Estado. O labrador de dois anos foi filmado a urinar numa lareira do Palácio do Eliseu, enquanto decorria a reunião no gabinete do presidente. O momento já se tornou viral na internet.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17