sicnot

Perfil

Cultura

Fadistas Mariza e Marco Rodrigues nomeados para os prémios Grammy Latinos

O mais recente álbum da cantora Mariza, "Mundo", está nomeado para os Grammy Latinos na categoria de "Melhor álbum pop contemporâneo em Língua Portuguesa", foi esta quarta-feira divulgado. Marco Rodrigues está indicado na categoria de "Melhor Álbum Folk", a propósito do disco "Fados do Fado".

"Mundo", produzido pelo espanhol Javier Limón, que produziu anteriormente o álbum "Terra" (2008), foi editado em outubro do ano passado, e marcou o regresso de Mariza a estúdio, cinco anos depois de "Fado tradicional".

Em declarações à Lusa, em outubro, Mariza afirmou que "Mundo" é "um convite" para o público conhecer melhor o seu universo, o seu mundo, aquilo que é, e como evoluiu e se transformou.

"Este CD surge como um convite às pessoas para visitarem o meu mundo, no que me tornei agora, passados 15 anos [do primeiro CD], até este álbum, o que sou, naquilo que me transformei, como eu vejo agora a música, aquilo que sinto e o que é para mim", disse a criadora de "Ó gente da minha terra".

"Mundo" tem composições de Mário Pacheco, Rui Veloso, Tiago Machado, Jorge Fernando e Paulo de Carvalho, músicos que colaboraram com Mariza em álbuns anteriores, e poemas, entre outros, de Rosa Lobato de Faria, Cabral do Nascimento e Paulo Abreu Lima.

A intérprete, que pela primeira vez grava em espanhol, recupera um tema argentino, "Caprichosa", de autoria de Froilán Aguilar, e canta, de Javier Limón, "Alma", e gravou ainda dois temas do repertório de Amália Rodrigues, "Anda o sol na minha rua" e "Maldição".

Lusa

  • Desespero e euforia marcaram o 8.º dia de Mundial
    0:50
  • Comprava uma bola de futebol com 9 mil cristais Swarovski?
    2:51
  • Lisboa vence prémio Capital Europeia Verde de 2020

    País

    A cidade de Lisboa venceu o prémio de Capital Europeia Verde de 2020, anunciou o comissário da União Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu em Nijmegen, na Holanda.

  • Trump culpa democratas pela separação de pais e filhos
    0:22