sicnot

Perfil

Cultura

Alfama recebe festival "Aqui mora o fado"

O 4º Festival "Aqui mora o fado", que começa esta sexta-feira no bairro lisboeta de Alfama, homenageia a fadista Beatriz da Conceição, falecida em novembro do ano passado, e conta xom a participação, entre de Marco Rodrigues.

Marco Rodrigues, que atua no sábado no palco Magalhães de Lima, está nomeado para um Grammy Latino na categoria "Música Folclórica" pelo seu mais recente álbum, "Fados do fado".

O cartaz, com cerca de 100 artistas, inclui nomes como os de Cidália Moreira, Marina Mota, Aldina Duarte, Ricardo Ribeiro e Fábia Rebordão, que apresenta neste certamente o seu segundo álbum, "Eu".

Além do palco no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, estão instalados dois palcos no Museu do Fado, um palco junto ao rio Tejo, o palco Caixa, e ainda no Largo das Alcaçarias, na igreja de S. Miguel, no Grupo Sportivo Adicense, na Sociedade Boa União, no adro da igreja de St.º Estevão e no Clube Lusitano, a que se junta a iniciativa "Fado à janela", nos largos do Chafariz de Dentro e no de S. Miguel.

O tributo a Beatriz da Conceição, falecida aos 76 anos, realiza-se no sábado, no palco Caixa, com Filipa Cardoso, Artur Batalha, Diogo Rocha, Maura Airez, Miguel Ramos, Pedro Galveias, Sara Correia e Raquel Tavares. Hoje sobem a este palco, Carminho, Ricardo Ribeiro e Gisela João.

No Museu do Fado atuam hoje o guitarrista Guilherme Banza e o fadista Pedro Calado, e amanhã os fadistas António Pinto Bastos e Carla Pires. No museu também estão ainda previstas as atuações dos guitarristas António, Paulo e Ricardo Parreira, que este ano editaram o primeiro CD juntos, do fadista Kiko e Maria da Nazaré e António Passão, que apresentam o projeto "Fado nação".

FF, e José Gonçalez & Sangre Iberico, José António, Silvino Sardo, Lino Ramos, Ana Margarida, José Quaresma, Rui Vaz, Linda Rodrigues, Conceição Ribeiro, José da Câmara, Vânia Duarte, João Casanova, a jovem fadista de Coimbra Beatriz, Ana Pinhal, Sérgio Martins, Patrícia Costa e Miguel Xavier, Matilde Cid, Francisco Salvação Barreto, Maria Ana Bobone, Liliana Velasquez, Margarida Ribeiro e Pedro Pereira, são outros nomes que fazem o cartaz do festival.

A completar o elenco do certame conta-se Mariana Botas, a novel fadista Beatriz da Conceição, cujo nome coincide com o da malograda criadora de "Deste-me um beijo e vi", e ainda Rodrigo Figueira, Bárbara Santos, João Leote, Marina Mota, Marco Oliveira, Aldina Duarte, a lusodescendente Nathalie, Cidália Moreira, Carlos Leitão e Cláudia Madur, entre outros.

No ano passado, cerca de 12 mil pessoas assistiram aos diferentes espetáculos, segundo dados da organização.

Lusa

  • O dia que roubou dezenas de vidas em Pedrógrão Grande
    3:47
  • Morreu Miguel Beleza

    País

    Miguel Beleza, economista e antigo ministro das Finanças, morreu esta quinta-feira de paragem cardio-respiratória aos 67 anos.

  • "Estamos a ficar sem espaço. Está na hora de explorar outros sistemas solares"

    Mundo

    O físico e cientista britânico Stephen Hawking revelou alguns dos seus desejos para um novo plano de expansão espacial. Hawking está em Trondheim, na Noruega, para participar no Starmus Festival que promove a cultura científica. E foi lá que o físico admitiu que a população mundial está a ficar sem espaço na Terra e que "os únicos lugares disponíveis para irmos estão noutros planetas, noutros universos".

    SIC

  • Não posso usar calções... visto saias

    Mundo

    Perante a proibição de usar calções no emprego, um grupo de motoristas franceses adotou uma nova moda para combater o calor. Os trabalhadores decidiram trocar as calças por saias, visto que a peça de roupa é permitida no uniforme da empresa para a qual trabalham.

  • De refugiada a modelo: a história de Mari Malek

    Mundo

    Mari Malek chegou aos Estados Unidos da América quando era ainda uma criança. Chegada do Sudão do Sul, a menina era uma refugiada à procura de um futuro melhor, num país que não era o seu. Agora, anos depois, Mari Malek é modelo, DJ e atriz, e vive em Nova Iorque. Fundou uma organização sediada no país onde nasceu voltada para as crianças que passam por dificuldade, como também ela passou.