sicnot

Perfil

Cultura

Alfama recebe festival "Aqui mora o fado"

O 4º Festival "Aqui mora o fado", que começa esta sexta-feira no bairro lisboeta de Alfama, homenageia a fadista Beatriz da Conceição, falecida em novembro do ano passado, e conta xom a participação, entre de Marco Rodrigues.

Marco Rodrigues, que atua no sábado no palco Magalhães de Lima, está nomeado para um Grammy Latino na categoria "Música Folclórica" pelo seu mais recente álbum, "Fados do fado".

O cartaz, com cerca de 100 artistas, inclui nomes como os de Cidália Moreira, Marina Mota, Aldina Duarte, Ricardo Ribeiro e Fábia Rebordão, que apresenta neste certamente o seu segundo álbum, "Eu".

Além do palco no Centro Cultural Dr. Magalhães Lima, estão instalados dois palcos no Museu do Fado, um palco junto ao rio Tejo, o palco Caixa, e ainda no Largo das Alcaçarias, na igreja de S. Miguel, no Grupo Sportivo Adicense, na Sociedade Boa União, no adro da igreja de St.º Estevão e no Clube Lusitano, a que se junta a iniciativa "Fado à janela", nos largos do Chafariz de Dentro e no de S. Miguel.

O tributo a Beatriz da Conceição, falecida aos 76 anos, realiza-se no sábado, no palco Caixa, com Filipa Cardoso, Artur Batalha, Diogo Rocha, Maura Airez, Miguel Ramos, Pedro Galveias, Sara Correia e Raquel Tavares. Hoje sobem a este palco, Carminho, Ricardo Ribeiro e Gisela João.

No Museu do Fado atuam hoje o guitarrista Guilherme Banza e o fadista Pedro Calado, e amanhã os fadistas António Pinto Bastos e Carla Pires. No museu também estão ainda previstas as atuações dos guitarristas António, Paulo e Ricardo Parreira, que este ano editaram o primeiro CD juntos, do fadista Kiko e Maria da Nazaré e António Passão, que apresentam o projeto "Fado nação".

FF, e José Gonçalez & Sangre Iberico, José António, Silvino Sardo, Lino Ramos, Ana Margarida, José Quaresma, Rui Vaz, Linda Rodrigues, Conceição Ribeiro, José da Câmara, Vânia Duarte, João Casanova, a jovem fadista de Coimbra Beatriz, Ana Pinhal, Sérgio Martins, Patrícia Costa e Miguel Xavier, Matilde Cid, Francisco Salvação Barreto, Maria Ana Bobone, Liliana Velasquez, Margarida Ribeiro e Pedro Pereira, são outros nomes que fazem o cartaz do festival.

A completar o elenco do certame conta-se Mariana Botas, a novel fadista Beatriz da Conceição, cujo nome coincide com o da malograda criadora de "Deste-me um beijo e vi", e ainda Rodrigo Figueira, Bárbara Santos, João Leote, Marina Mota, Marco Oliveira, Aldina Duarte, a lusodescendente Nathalie, Cidália Moreira, Carlos Leitão e Cláudia Madur, entre outros.

No ano passado, cerca de 12 mil pessoas assistiram aos diferentes espetáculos, segundo dados da organização.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC