sicnot

Perfil

Cultura

Polícia recupera em Nápoles obras de Van Gogh roubadas em 2002

A polícia italiana recuperou dois quadros de Van Gogh roubados em dezembro de 2002 do Museu Van Gogh, em Amesterdão. As pinturas foram encontradas em Nápoles, tinham sido retiradas das molduras, mas continuam em "razoável estado de conservação".

De acordo com as autoridades italianas, as obras estavam em poder da máfia napolitana, integrando um acervo avaliado em milhões de euros.

A operação que conduziu à localização das pinturas resulta de "uma investigação contínua e em grande escala do Ministério Público italiano, conduzida pela equipa especializada da Guardia di Finanza, que investigava o crime organizado", informou o Museu Van Gogh.

Vincent van Gogh, View of the Sea at Scheveningen, 1882

Vincent van Gogh, View of the Sea at Scheveningen, 1882

Van Gogh Museum

O roubo dos dois quadros do pintor holandês, consideradas obras primas de valor incalculável, levantou acesa polémica sobre a segurança nos principais museus do Mundo. Os ladrões usaram uma escada para subir ao telhado do edifício e por aí aceder à principal sala de exposições, onde se encontravam os quadros.

Especialistas não conseguem explicar o modo como conseguiram chegar às pinturas, retirá-las das paredes, sem ser detetados pelos infravermelhos ou pelos guardas que vigiavam o edifício nessa noite de 6 para 7 de dezembro de 2002. Um mistério que continua por desvendar e que poderá vir a inspirar escritores e cineastas.

Vincent van Gogh, Congregation Leaving the Reformed Church in Nuenen, 1884 - 1885

Vincent van Gogh, Congregation Leaving the Reformed Church in Nuenen, 1884 - 1885

Van Gogh Museum

Nenhuma das obras tinha seguro e ambas pertenciam ao governo de Amesterdão, estando à guarda do museu. Dois cidadãos holandeses foram detidos pela autoria do assalto, mas sempre rejeitaram qualquer envolvimento.

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09