sicnot

Perfil

Cultura

Câmara que fotografou Che Guevara vendida em leilão por 18.100 euros

© Ivan Alvarado / Reuters

A câmara do fotógrafo cubano Alberto Korda que tirou a famosa fotografia do guerrilheiro e ícone revolucionário Che Guevara, uma das imagens mais reproduzidas a nível mundial, foi vendida em leilão por 18.100 euros.

O valor registado pela máquina fotográfica Leica num leilão online superou significativamente as estimativas iniciais, que se situavam entre os cinco mil e os oito mil euros, segundo informou esta segunda-feira a plataforma de leilões na Internet Catawiki.

O leilão decorreu até ao passado dia 30 de setembro.

Fotógrafo oficial de Fidel Castro após a revolução cubana, Alberto Korda tirou o icónico retrato de Che Guevara - uma das principais figuras do processo revolucionário cubano em finais da década de 1950- a 05 de março de 1960, durante uma cerimónia em Havana.

O retrato ficou conhecido com o título "Guerrillero Heroico" e tornou-se um símbolo da luta contra a injustiça e a repressão utilizado atualmente em todo o mundo e estampado em sacos, t-shirts, bonés e bandeiras.

A máquina fotográfica estava até aos dias de hoje na posse da família de Korda, por ter sido uma das preferidas do fotógrafo e uma das mais utilizadas ao longo da sua carreira.

Korda morreu em 2001 na capital francesa, Paris, aos 73 anos.

Lusa

  • O mais sério aviso de Marcelo Rebelo de Sousa ao Governo
    3:15
  • O encontro emocionado de Marcelo com a mãe de uma das vítimas dos fogos
    0:30
  • Proteção Civil garante que já não há desaparecidos
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • O sorriso de Jorge Jesus quando soube que o símbolo da Juventus mudou
    1:21

    Desporto

    A Juventus surpreendeu grande parte do mundo do futebol quando alterou completamente o emblema. Agora, o símbolo faz lembrar as iniciais do nome do treinador do Sporting. Jorge Jesus não sabia, mas ficou esta terça-feira a saber e parece ter gostado. O técnico de Alvalade regressa quarta-feira ao estádio da equipa italiana, que conhece muito bem.