sicnot

Perfil

Cultura

Câmara que fotografou Che Guevara vendida em leilão por 18.100 euros

© Ivan Alvarado / Reuters

A câmara do fotógrafo cubano Alberto Korda que tirou a famosa fotografia do guerrilheiro e ícone revolucionário Che Guevara, uma das imagens mais reproduzidas a nível mundial, foi vendida em leilão por 18.100 euros.

O valor registado pela máquina fotográfica Leica num leilão online superou significativamente as estimativas iniciais, que se situavam entre os cinco mil e os oito mil euros, segundo informou esta segunda-feira a plataforma de leilões na Internet Catawiki.

O leilão decorreu até ao passado dia 30 de setembro.

Fotógrafo oficial de Fidel Castro após a revolução cubana, Alberto Korda tirou o icónico retrato de Che Guevara - uma das principais figuras do processo revolucionário cubano em finais da década de 1950- a 05 de março de 1960, durante uma cerimónia em Havana.

O retrato ficou conhecido com o título "Guerrillero Heroico" e tornou-se um símbolo da luta contra a injustiça e a repressão utilizado atualmente em todo o mundo e estampado em sacos, t-shirts, bonés e bandeiras.

A máquina fotográfica estava até aos dias de hoje na posse da família de Korda, por ter sido uma das preferidas do fotógrafo e uma das mais utilizadas ao longo da sua carreira.

Korda morreu em 2001 na capital francesa, Paris, aos 73 anos.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.