sicnot

Perfil

Cultura

Câmara que fotografou Che Guevara vendida em leilão por 18.100 euros

© Ivan Alvarado / Reuters

A câmara do fotógrafo cubano Alberto Korda que tirou a famosa fotografia do guerrilheiro e ícone revolucionário Che Guevara, uma das imagens mais reproduzidas a nível mundial, foi vendida em leilão por 18.100 euros.

O valor registado pela máquina fotográfica Leica num leilão online superou significativamente as estimativas iniciais, que se situavam entre os cinco mil e os oito mil euros, segundo informou esta segunda-feira a plataforma de leilões na Internet Catawiki.

O leilão decorreu até ao passado dia 30 de setembro.

Fotógrafo oficial de Fidel Castro após a revolução cubana, Alberto Korda tirou o icónico retrato de Che Guevara - uma das principais figuras do processo revolucionário cubano em finais da década de 1950- a 05 de março de 1960, durante uma cerimónia em Havana.

O retrato ficou conhecido com o título "Guerrillero Heroico" e tornou-se um símbolo da luta contra a injustiça e a repressão utilizado atualmente em todo o mundo e estampado em sacos, t-shirts, bonés e bandeiras.

A máquina fotográfica estava até aos dias de hoje na posse da família de Korda, por ter sido uma das preferidas do fotógrafo e uma das mais utilizadas ao longo da sua carreira.

Korda morreu em 2001 na capital francesa, Paris, aos 73 anos.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.