sicnot

Perfil

Cultura

MAAT com entrada gratuita até março

O novo edifício do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), que abriu esta quarta-feira ao público, em Belém (Lisboa), vai ter entrada gratuita até março de 2017, revelou à agência Lusa o diretor, Pedro Gadanho.

Para celebrar a abertura ao público de quatro salas expositivas do novo edifício, projetado pela arquiteta britânica Amanda Levete, a EDP permitiu hoje a entrada gratuita no MAAT, tendo contabilizado 15 mil entradas entre as 12:00 e as 19:00.

"Decidimos que a entrada será gratuita no novo edifício até março de 2017 para que as pessoas o conheçam. A equipa avisou o público no exterior, mas mesmo assim as pessoas não quiseram abandonar as filas", disse o diretor do MAAT à agência Lusa no local.

Milhares de pessoas concentraram-se hoje na zona de Belém, aproveitando o feriado para visitar o novo museu, e a PSP acabou por encerrar a ponte pedonal sobre a via-férrea junto ao Museu Nacional dos Coches, por recear o impacto do peso excessivo.

Contactada pela agência Lusa, fonte da Divisão de Trânsito da PSP de Lisboa indicou que a ponte vai continuar fechada durante a noite "porque não apresenta condições de segurança".

"Os visitantes estão a ser aconselhados a usar, como alternativa, a ponte pedonal junto à antiga Feira Internacional das Indústrias (FIL) e a ponte pedonal subterrânea que liga o Centro Cultural de Belém ao Padrão dos Descobrimentos", indicou a PSP.

Segundo Pedro Gadanho, foi importante o encerramento da ponte para garantir a segurança das pessoas e está prevista a construção de mais uma ponte pela EDP e outra pelo Museu dos Coches, que "já deveria ter sido concluída".

Sobre os milhares de visitantes que hoje acorreram ao MAAT, o curador e arquiteto disse que não esperava: "Estou surpreendido. As pessoas preferiram vir aqui do que ir para a praia num dia quente, o que mostra que estão disponíveis para coisas diferentes".

"O meu único receio era que viesse gente a mais, porque o edifício é novo e está ainda a ser testado", confessou.

De acordo com Pedro Gadanho, as quatro galerias do novo edifício vão ter entrada gratuita até março de 2017, mantendo-se o preço de cinco euros para os espaços expositivos na Central Tejo (edifício ao lado).

A partir de março, a entrada no MAAT passará a nove euros, com possibilidade de aquisição de um cartão anual de membro do museu por 20 euros.

O novo museu envolve um espaço global de 38 mil metros quadrados na frente ribeirinha, na zona de Belém, e o edifício foi projetado pelo ateliê AL_A, num investimento global de 20 milhões de euros pela EDP.

Lusa

  • MAAT recebe mais de 15 mil visitas em dia de abertura
    3:24

    Cultura

    O novo Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia abriu esta quarta-feira ao público, com um programa variado que se prolonga até à meia-noite. A afluência ao MAAT foi tanta que a ponte pedonal de Belém esteve em risco de ruir e teve de ser fechada.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.