sicnot

Perfil

Cultura

ModaLisboa arranca hoje com debate aberto ao público

Um debate, de entrada livre, sobre o papel da moda na atualidade marca hoje o início da 47.ªedição da ModaLisboa, que decorre até domingo e durante a qual serão apresentadas coleções para a primavera/verão de 2017.

"How can fashion change the world?" ("Como pode a moda mudar o mundo?") é o tema das Fast Talks (conversas rápidas sobre moda) desta edição, que decorrem às 18:00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Praça do Município.

A moderação fica a cargo da criativa Joana Barrios e a discussão conta com a participação de Anna Lottersberger, da escola de moda e design italiana Domus Academy, Kino Fox, gestor de comunicação e empreendedor, e Priscila Alexandre, designer de moda portuguesa, atualmente a trabalhar na Hermès.

Este debate, de acordo com a organização, "pretende ser uma reflexão sobre as mudanças constantes da moda, uma troca de ideias entre designers, comunicadores e todos os agente envolvidos na indústria e criação de moda".

"Quais são os seus desafios, dilemas e dificuldades que enfrentam como artistas individuais que podem ser resolvidos e solucionados de forma coletiva - ou 'together' ['juntos', tema desta edição da ModaLisboa]? A mudança está realmente em cada um de nós e existe sempre de forma isolada ou deve ser contextualizada pela comunidade criativa e cultural que a Associação ModaLisboa há 25 anos consegue assegurar?", lê-se no 'site' da Moda Lisboa.

Os desfiles desta edição começam na sexta-feira e decorrem até domingo em locais como o Pátio da Galé, o n.º 31 da Praça do Município, o Museu da Marinha, a Praça do Império e um stand de automóveis na Rua Nova de São Mamede.

Ao longo de três dias serão apresentadas as coleções de criadores como Ricardo Preto, Nuno Gama, Olga Noronha, Dino Alves, Filipe Faísca, Luís Carvalho e Nadir Tati.

Além dos desfiles, a programação da Moda Lisboa inclui exposições e o Wonder Room, uma 'pop-up store' (loja temporária). Estas iniciativas estarão abertas ao público.

A Moda Lisboa volta a contar com o apoio da Câmara de Lisboa, que, além da cedência de espaços, contribui com uma verba. O financiamento, tal como na edição anterior, é de 317.500 euros.

Em janeiro, a Câmara aprovou um novo protocolo de colaboração com a Associação ModaLisboa que prevê a realização de mais seis edições (duas em 2016, duas em 2017 e duas em 2018).

Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC