sicnot

Perfil

Cultura

Musical sobre Fátima estreia quinta-feira no âmbito do centenário das aparições

O musical "Entre o Céu e a Terra", promovido pelo Santuário no âmbito do centenário das aparições, estreia na quinta-feira e evoca a mensagem de Fátima numa linguagem contemporânea, com histórias do quotidiano.

O musical, que sobe ao palco do auditório do Centro Pastoral de Paulo VI entre quinta-feira e domingo, centra-se na mensagem de Fátima, mas não é uma recriação dos três pastorinhos.

É antes uma abordagem ao impacto que Fátima tem "hoje na vida das pessoas", notou o reitor do Santuário de Fátima, Carlos Cabecinhas, justificando a escolha de um musical por ser uma linguagem "particularmente rica e apelativa", que junta música, teatro e dança.

O espetáculo, que procura chegar a "crentes e não crentes", aborda "pessoas como nós", explanou um dos responsáveis da Elenco Produções (entidade que desenvolveu o musical), Bruno Galvão, que falava durante uma conferência de imprensa que teve lugar hoje em Fátima, concelho de Ourém.

No musical, o público vai encontrar diferentes histórias, como da "pessoa que emigra" ou da aceitação do envelhecimento por parte de idosos, passando também por "uma homenagem aos peregrinos", referiu.

O trabalho está a ser desenvolvido há quase três anos e envolve 60 pessoas.

O elenco é composto por 19 atores, entre os quais a premiada Sofia Escobar, juntando num único palco "um 'ensemble' muito forte" de profissionais do teatro musical português, informou o também membro da Elenco Produções João Ribeiro.

O "longo, mas prazeroso" processo de criação contou com ações de formação promovidas pelo Santuário e um acompanhamento por parte de uma equipa de Fátima, que se mostrou "muito disponível" para contar algumas histórias, bem como apontar para referências musicais que acabaram por influenciar o espetáculo, aclarou.

O musical, criado com total liberdade, "fala de qualquer um e de histórias que todos conhecem", realçou João Ribeiro, afirmando que "a fé" é o elo de ligação entre as histórias, apesar de essa mesma fé não ser necessariamente "em Deus".

Depois da apresentação do espetáculo em Fátima, a Elenco Produções tem a ambição de percorrer o país com o musical "Entre o Céu e a Terra".

Questionado pela agência Lusa, o reitor do Santuário recusou-se a referir qual o orçamento do evento.

O espetáculo é gratuito, sendo apenas necessário requerer o bilhete, devido à limitação do auditório.

Bruno Galvão e João Ribeiro são os responsáveis pela produção executiva do espetáculo, que conta com direção musical de Artur Guimarães e encenação e coreografia de Joana Quelhas.

Lusa

  • Militar ferido com gravidade em acidente com Pandur
    1:19

    País

    O acidente em Vila Real que envolveu uma viatura militar fez três feridos. Uma das vítimas ficou em estado grave e teve de ser transportada de helicóptero para o Hospital Santo António do Porto. O militar ficou encarcerado no veículo blindado, o que dificultou os trabalhos de socorro.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".