sicnot

Perfil

Cultura

Centenas de pessoas no Portugal Fashion para ver moda de jovens designers

O terraço do Palácio dos CTT na Avenida dos Aliados, Baixa do Porto, inundou-se esta quinta-feira com centenas de curiosos da moda para ver 12 desfiles de jovens designers portugueses no âmbito do 39.º Portugal Fashion.

FERNANDO VELUDO

Foram centenas de curiosos que acorreram ao evento gratuito e que hoje foi inteiramente dedicado a apresentar moda criada por jovens designers, entre os quais se destaca Pedro Neto, um veterano do Bloom, por ter participado nas seis edições.

"É uma plataforma boa para jovens designers a nível da press (imprensa) e para apresentar o nosso trabalho a nível nacional e internacional", disse à agência Lusa Pedro Neto, 27 anos, que hoje apresentou a coleção denominada Drop, inspirada numa obra de arte Island of Death, de Arnold Broklin.

A coleção "é uma reflexão muito dramática", em tons negros, "algo que já é do ADN da própria marca Pedro Neto", explicou o jovem criador, referindo que utilizou materiais "fluidos", "delicados" e com "uma grande sensibilidade ao toque".

Questionado pela Lusa sobre os apoios que os jovens recebem, Pedro Neto respondeu que a nível financeiro, em Portugal, "não há verdadeiramente apoios".

"A maior parte das pessoas dizem que sim, que vamos tendo, mas não temos", lamentou, referindo que é "um "bocado triste" que "a maior parte das empresas" rejeite os jovens designers que estão a começar.

Com uma opinião mais otimista estava Miguel Flor, diretor criativo do Espaço Bloom, que classificou de "ultra positivo" o balanço dos seis anos daquela plataforma do Portugal Fashion, que culminou hoje com "um dia exclusivo para os jovens designers" e que, só por isso, o Bloom é um "sucesso".

"Tivemos imensa gente até agora e ficamos surpresos nós mesmo, com a capacidade de chamada dos designers e com o interesse nos novos designers e isso é fantástico reconhecer", observou Miguel Flor, referindo que "há apoios comunitários" para o Portugal Fashion, que por sua vez apoia os jovens designers, designadamente com "showrooms" e "desfiles internacionais" e toda uma "mecânica que foi já construída" e que está a "rolar" no "acompanhamento" e na "direção" dos jovens designers".

A designer Beatriz Bettencourt, 22 anos, foi a primeira apresentar-se hoje no Espaço Bloom. Uma coleção primavera/verão 2017 "citadina", com "linhas desportivas, reinterpretando a silhueta dos anos 70" e uma aposta nos beges, brancos, azul-marinho e laranjas.

Calções com cintura subida, vestidos cai-cai, larguras oversize (tamanho grande), ausência de cavas e detalhes de bolsos, cortes e recortes evidenciam o propósito "mais experimental da coleção" de Beatriz Bettencourt.

O desfile da marca Olimpia Davide, uma das vencedoras do concurso Bloom 2015, também subiu à passarela do Bloom, mostrando uma coleção descontraída com uma silhueta estruturada devido às suas formas assimétricas, inspirada numa viagem que fez à Turquia.

A dupla de estilistas Inês Torcato e Davide Catalán, outros dois bloomers e vencedores do concurso Bloom 2015, também subiram hoje ao 7.º piso do Palácio dos CTT, para apresentar as coleções intituladas "Sketch (self-portrait) e "Forget about it' (Esquece isso), respetivamente.

Segundo Inês Torcato, as criações para a estação quente são inspiradas numa "autoanálise do conhecimento individual", onde procurou "um entendimento mais profundo da identidade coletiva através da partilha da individualidade". Algumas das peças que se destacaram foram os blazers, camisas e sobretudos com inspiração clássica.

David Catalán, 27 anos, natural do País Basco (Espanha), antigo estagiário de Maria Gambina e vencedor da "melhor coleção e melhor fato de mulher na New Roots AW 13 (outono/inverno 2013), apresentou uma coleção de roupa para homem, inspirada no conhecido bar londrino Sketch, que define como "mordaz", "colorida" e "divertidíssima", e que privilegia o conforto ao longo do dia.

Revelou também as suas criações de óculos de sol e calçado.

No segundo dia do Portugal Fashion - o primeiro decorreu no Parque das Nações em Lisboa - foram ainda apresentadas as criações de Eduardo Amorim, Maria Kobrock, Sara Maia, Pedro Neto e UNT.

A coletiva KLAR foi a última coleção do calendário de hoje, mostrando uma coleção com uma "estética crua e sofisticada", enquadrada no novo futuro "nómada", misturando passado e futuro, mas também "traços limpos, tradições cerimoniais e tribos ancestrais".

O Portugal Fashion termina este sábado com desfiles de Luís Buchinho e Katty Xiomara no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, além de Fátima Lopes, Elsa Barreto ou Ana Sousa na Alfândega do Porto.

Lusa

  • Rui Patrício confirmado no Wolverhampton

    Desporto

    O Wolverhampton anunciou esta segunda-feira a contratação do guarda-redes Rui Patrício, depois da rescisão com o Sporting. O guarda-redes da seleção nacional assinou contrato com o clube inglês por quatro épocas.

    SIC

  • Novo treinador do Sporting diz que mulheres não estão preparadas para falar de futebol
    1:23
  • Romelu Lukaku: força, potência e intensidade

    Mundial 2018 / Bélgica

    O avançado Romelu Lukaku foi eleito o Homem do Jogo entre Bélgica e Panamá. Num registo ofensivo em que a força e a potência são pilares para o sucesso junto às redes adversárias, Lukaku representa uma ameaça temível para qualquer defesa. Aos 25 anos, o ponta de lança que José Mourinho foi buscar ao Everton para dar outra intensidade ao ataque do Manchester United vive o melhor momento da carreira. Para já, assume-se como um candidato de respeito na corrida à Bota de Ouro deste Mundial.

  • Andreas Granqvist: o homem que destronou Ibrahimović

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de marcar o penálti que garantiu a vitória da Suécia frente à República da Coreia, Andreas Granqvist conquistou o título de homem do jogo. O capitão da equipa sueca foi também o vencedor da Bola de Ouro atribuída ao melhor futebolista sueco, em 2017, roubando o prémio ao carismático Ibrahimović, que já recebia a distinção há 10 anos consecutivos. Granqvist deu a vitória à Suécia e colocou a seleção escandinava no topo do grupo F, ao lado do México. Aos 32 anos, o defesa central é já um conhecedor dos relvados russos, já que alinha no FK Krasnodar.

  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Ronaldo no País dos Sovietes: As religiões praticadas na Rússia
    1:55
  • Madonna esteve no Terreiro do Paço a ver o Brasil-Suíça
    0:15
  • Merkel tem duas semanas para negociar solução para crise migratória

    Mundo

    A chanceler alemã tem duas semanas para negociar com os parceiros europeus uma solução para a questão migratória e assim evitar uma crise política. O ultimato foi dado pelo CSU, o partido da Baviera que integra a coligação governamental. Ao contrário de Angela Merkel, defende uma política para os refugiados mais estrita.

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC