sicnot

Perfil

Cultura

Morreu Dario Fo, escritor italiano Nobel da Literatura

© Alessandro Bianchi / Reuters

O escritor Dario Fo morreu, anunciou o Governo italiano. Foi Prémio Nobel da Literatura em 1997. Tinha 90 anos. De acordo com a imprensa italiana, Dario Fo tinha dado entrada num hospital de Milão há quase duas semanas devido a problemas respiratórios.

O escritor morreu precisamente no dia em que será anunciado o Prémio Nobel da Literatura de 2016.

Dario Fo era conhecido pela sátira política em peças como "A Morte Acidental de um Anarquista".

Mais conhecido como escritor, Dario Fo foi também ator, pintor, cantor, compositor e encenador. Inspirado pela época renascentista, Dario Fo explicou o ano passado, em entrevista ao jornal Público, a sua tendência para a multidisciplinariedade: "A minha perspetiva é a dos homens do Renascimento, capazes de olhar o todo".

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, várias vezes alvo da sátira de Dario Fo, já comunicou as condolências pela morte do escritor.

"A Itália perde um dos maiores protagonistas no teatro, na cultura e na vida civil do nosso país", disse Renzi.

"A sátira, a pesquisa, o seu trabalho na área do design, a sua atividade artística multifacetada, será sempre o legado mundial de um grande italiano", sublinho o PM italiano.

  • Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo da concertação social
    3:01

    Economia

    A presidente do CDS acusou esta terça-feira o primeiro-ministro de mentir no debate quinzenal, ao dizer que o acordo da concertação social já estava assinado. Foi o momento mais aceso, com Assunção Cristas a dizer que António Costa não tem condições para chefiar o Governo.

  • Trump prestará juramento com a duas bíblias

    Mundo

    Donald Trump prestará juramento, na próxima sexta-feira, como o 45.º Presidente dos Estados Unidos, usando duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos.

  • Esta foto pode salvar a sua vida

    Mundo

    Podemos até estar familiarizados com os sinais do cancro da mama, mas quando se trata de identificar sintomas visuais nos nossos próprios seios, já não é tão fácil. Por isto, uma designer resolveu mostrar como descobrir sinais através de uma ajuda improvável: limões.

    Rita Ferro Alvim