sicnot

Perfil

Cultura

Morreu Dario Fo, escritor italiano Nobel da Literatura

© Alessandro Bianchi / Reuters

O escritor Dario Fo morreu, anunciou o Governo italiano. Foi Prémio Nobel da Literatura em 1997. Tinha 90 anos. De acordo com a imprensa italiana, Dario Fo tinha dado entrada num hospital de Milão há quase duas semanas devido a problemas respiratórios.

O escritor morreu precisamente no dia em que será anunciado o Prémio Nobel da Literatura de 2016.

Dario Fo era conhecido pela sátira política em peças como "A Morte Acidental de um Anarquista".

Mais conhecido como escritor, Dario Fo foi também ator, pintor, cantor, compositor e encenador. Inspirado pela época renascentista, Dario Fo explicou o ano passado, em entrevista ao jornal Público, a sua tendência para a multidisciplinariedade: "A minha perspetiva é a dos homens do Renascimento, capazes de olhar o todo".

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, várias vezes alvo da sátira de Dario Fo, já comunicou as condolências pela morte do escritor.

"A Itália perde um dos maiores protagonistas no teatro, na cultura e na vida civil do nosso país", disse Renzi.

"A sátira, a pesquisa, o seu trabalho na área do design, a sua atividade artística multifacetada, será sempre o legado mundial de um grande italiano", sublinho o PM italiano.

  • Está uma baleia no Cais do Sodré, em Lisboa

    País

    A capitania do Porto de Lisboa confirma a notícia. O cetáceo, um cachalote pigmeu com cerca de dois metros, está morto. Encontra-se encalhado junto à marge norte do Rio Tejo. A situação está a ser acompanhada pelas autoridades.

    Última Hora

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.