sicnot

Perfil

Cultura

Morreu Dario Fo, escritor italiano Nobel da Literatura

© Alessandro Bianchi / Reuters

O escritor Dario Fo morreu, anunciou o Governo italiano. Foi Prémio Nobel da Literatura em 1997. Tinha 90 anos. De acordo com a imprensa italiana, Dario Fo tinha dado entrada num hospital de Milão há quase duas semanas devido a problemas respiratórios.

O escritor morreu precisamente no dia em que será anunciado o Prémio Nobel da Literatura de 2016.

Dario Fo era conhecido pela sátira política em peças como "A Morte Acidental de um Anarquista".

Mais conhecido como escritor, Dario Fo foi também ator, pintor, cantor, compositor e encenador. Inspirado pela época renascentista, Dario Fo explicou o ano passado, em entrevista ao jornal Público, a sua tendência para a multidisciplinariedade: "A minha perspetiva é a dos homens do Renascimento, capazes de olhar o todo".

O primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, várias vezes alvo da sátira de Dario Fo, já comunicou as condolências pela morte do escritor.

"A Itália perde um dos maiores protagonistas no teatro, na cultura e na vida civil do nosso país", disse Renzi.

"A sátira, a pesquisa, o seu trabalho na área do design, a sua atividade artística multifacetada, será sempre o legado mundial de um grande italiano", sublinho o PM italiano.

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.