sicnot

Perfil

Cultura

O que diz Bob Dylan sobre o Nobel? Nada...

(arquivo)

© Ki Price / Reuters

Vinte e quatro horas depois de ser distinguido com o Nobel da Literatura, Bob Dylan nada disse ainda. Cantou ontem à noite num concerto em Las Vegas, mas sobre o prémio, nem uma palavra.

A Academia sueca falou com o agente do cantor e compositor norte-americano e com o responsável pela digressão, mas com o laureado não.

Bob Dylan deu ontem à noite um concerto em Las Vegas durante o qual, segundo os jornalistas presentes, não fez mais do que cantar, sem nunca mencionar o seu prémio Nobel.

De acordo com o Washington Post, que contactou fontes próximas do cantor, "Dylan manteve-se silencioso durante todo o dia [quinta-feira] no que respeita ao prémio". Um dos seus amigos, o cantor Bob Neuwirth, declarou ao diário norte-americano que "pode mesmo acontecer que ele nunca venha a agradecer".

Os laureados de cada ano são convidados para uma cerimónia em Estocolmo a 10 de dezembro para receber o prémio das mãos do rei da Suécia e proferir um discurso. A Academia sueca não faz ideia se Bob Dylan tem intenção de comparecer.

Em 1964, o filósofo frances Jean-Paul Sartre recusou o Prémio Nobel da Literatura, anunciando a sua decisão logo que soube que tinha sido o distinguido. Não recebeu as 273 mil coroas que na altura constituía parte do prémio.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.