sicnot

Perfil

Cultura

O que diz Bob Dylan sobre o Nobel? Nada...

Bob Dylan em concerto em 2012

© Ki Price / Reuters

Vinte e quatro horas depois de ser distinguido com o Nobel da Literatura, Bob Dylan nada disse ainda. Cantou ontem à noite num concerto em Las Vegas, mas sobre o prémio, nem uma palavra.

A Academia sueca falou com o agente do cantor e compositor norte-americano e com o responsável pela digressão, mas com o laureado não.

Bob Dylan deu ontem à noite um concerto em Las Vegas durante o qual, segundo os jornalistas presentes, não fez mais do que cantar, sem nunca mencionar o seu prémio Nobel.

De acordo com o Washington Post, que contactou fontes próximas do cantor, "Dylan manteve-se silencioso durante todo o dia [quinta-feira] no que respeita ao prémio". Um dos seus amigos, o cantor Bob Neuwirth, declarou ao diário norte-americano que "pode mesmo acontecer que ele nunca venha a agradecer".

Os laureados de cada ano são convidados para uma cerimónia em Estocolmo a 10 de dezembro para receber o prémio das mãos do rei da Suécia e proferir um discurso. A Academia sueca não faz ideia se Bob Dylan tem intenção de comparecer.

Em 1964, o filósofo frances Jean-Paul Sartre recusou o Prémio Nobel da Literatura, anunciando a sua decisão logo que soube que tinha sido o distinguido. Não recebeu as 273 mil coroas que na altura constituía parte do prémio.

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.