sicnot

Perfil

Cultura

Aos 11 anos compôs uma ópera que vai estrear em Viena

Concerto para violino composto por Alma Deutscher, tocado em agosto de 2015 pela Orquestra Filarmónica de Israel.

YouTube

Os seus instrumentos preferidos são o piano, o violino e a corda de saltar. Graças a eles, Alma Deutscher compôs sonatas, concertos e mesmo uma ópera que será em breve representada e tocada em Viena, pouco antes de celebrar 12 anos.

Música desde os dois anos, compositora desde os seis, a pequena inglesa diz com um sorriso que "se fosse velho senhor com uma barba seria levada mais a sério", cita a agência France Press.

Mas Alma acredita que este preconceito vai mudar, depois de a capital da música clássica, terra de Mozart, Schubert e tantos outros, ter programado a sua "Cinderela" para as festas de Ano Novo, produzida por uma associação austríaca dedicada a novos talentos.

A estreia desta ópera de duas horas está prevista para 29 de dezembro, com Alma ao piano e ao violino a acompanhar músicos com o triplo da sua idade.

A ação decorre em Transylvania, um país imaginário habitado por músicos inventados como Antonin Yellowskin - o preferido de Alma. Conta a história de uma jovem compositora que oferece uma melodia ao seu príncipe, um poeta. A soprano Anna Voshege é uma das duas meias-irmãs rivais da heroína, umas "divas pretensiosas", diz a autora.

Alma, filha de um linguista e músico amador, vive no sul de Londres, onde os seus pais organizam a sua escolaridade em casa. Compôs aos seis anos a sua primeira sonata para piano, aos sete anos a pequena ópera "O varredor de sonhos" e, aos nove anos um concerto para violino.

Alma que não escapa à comparação a Mozart, que compôs a primeira ópera aos 11 anos, em 1767.

"Prefiro não ser comparada a ninguém e escrever a minha própria música, ser apenas a pequena Alma", diz. "Porque contentar-me em reescrever Mozart seria demasiado aborrecido".

  • Fogo reaproxima-se do Parque Empresarial de Proença-a-Nova

    País

    Um reacendimento próximo do Parque Empresarial de Proença-a-Nova (PEPA) é esta quarta-feira à tarde a situação mais complicada do fogo que lavra no concelho e no local já estão concentrados meios de combate, disse à Lusa o presidente da Câmara.

  • Sócrates diz que Direita quis impedi-lo de candidatura presidencial

    País

    O ex-primeiro-ministro José Sócrates reiterou esta quarta-feira, em declarações aos correspondentes estrangeiros em Portugal, que o processo judicial em que está envolvido resulta de uma campanha orquestrada pela direita para evitar a sua candidatura a Presidente da República.

  • Marcelo lembra ditadura para deixar elogios à liberdade de imprensa e separação de poderes
    0:29
  • Dia dos Avós nasceu em Penafiel
    1:48

    País

    O Dia dos Avós, que hoje se assinala, nasceu por iniciativa de uma habitante de Penafiel. A data foi celebrada no parque da cidade, com centenas de avós.

  • Trump proíbe transgéneros no exército norte-americano

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta quarta-feira que as pessoas transgénero não podem servir no exército dos Estados Unidos, justificando a decisão com os "custos médicos enormes" e as perturbações que tal situação envolve.

  • Oposição tenta travar eleição da nova Assembleia Constituinte na Venezuela
    2:14