sicnot

Perfil

Cultura

Realizador Hugh Hudson aceita convite para ir ao Cinecôa

O realizador Hugh Hudson marcará presença na edição deste ano do Cinecôa - Festival Internacional de Cinema, que decorre em Vila Nova de Foz Côa entre 17 e 19 de novembro, anunciou esta quarta-feira fonte da organização.

HIDAJET DELIC

"Foi feito o convite, que foi aceite", referiu a fonte, explicando que o realizador vai estar no Cinecôa para mostrar a sua mais recente obra, logo no primeiro dia do festival.

"Trata-se de um realizador inglês que é o autor de 'Momentos de Glória', um filme que ganhou quatro Óscares, e que marcou todo um conjunto de gerações", destacou António Valente, um dos elementos da organização da mostra cinematográfica.

Segundo os promotores, o destaque da edição deste ano vai precisamente para Hugh Hudson e o seu filme "Altamira", que permite um paralelismo entre a caverna de Altamira, conhecida como a Capela Sistina da arte rupestre, e as gravuras do Parque Arqueológico do Vale do Côa.

"Não é de forma inocente que abrimos assim o Cinecôa, com este filme, protagonizado por António Banderas, que faz uma grande aproximação entre dois pontos fulcrais da arte rupestre europeia, como são Altamira e Foz Côa", explicou António Valente.

O Festival de Cinema de Foz Côa promete um programa "diversificado e pensado para diferentes públicos" e vai exibir oito longas-metragens, seis curtas-metragens e muitos filmes de animação para os mais pequenos.

No dia 18, segundo dia do certame, será exibido o filme-concerto Nosferatu, Eine Symphonie des Grauens, um clássico alemão de 1922, dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau, e será acompanhado, em palco, pela Orquestra do Norte.

Do Cinecôa constarão ainda filmes recentemente produzidos em Marrocos, Espanha, Reino Unido, França, Luxemburgo, Brasil e Cuba.

O Festival Internacional de Cinema de Foz Côa também vai distinguir António-Pedro Vasconcelos, realizador de obras cinematográficas como "Jaime", "Os Imortais", "Call girl" ou "Os gatos não têm vertigens", filme que abriu o Cinecôa na edição anterior.

"Vamos homenagear um dos realizadores mais polémicos e com os filmes mais vistos pelo público português. Será exibido o seu último filme -- 'Amor Impossível' - seguido de um concerto da filha, Patrícia Vasconcelos, que acaba de lançar um disco", refere António Valente.

Organizado pelo município de Vila Nova de Foz Côa, o Cinecôa acontece ininterruptamente desde 2011, ano da sua estreia, e já homenageou ou contou com a presença de figuras marcantes do cinema como Manoel de Oliveira, Lisandro Alonso, Benoît Jacquot, Teresa Vilaverde ou Tino Navarro.

A entrada é gratuita e são esperadas cerca de três mil pessoas ao longo dos três dias.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.