sicnot

Perfil

Cultura

Eduardo Mendoza é o Prémio Cervantes 2016

Autor catalão de A Cidade dos Prodígios ou A Verdade Sobre o Caso Savolta recebeu o mais importante prémio de escrita na lingua castelhana.

O prémio foi anúnciado pelo ministro da Educação e Cultura Iñigo Mendez de Vigo, que disse que Eduardo Mendoza trouxe um novo estilo de narrativa à ficção espanhola com a publicação do romance "La verdad sobre el caso Savolta" (A verdade sobre o caso Savolta).

A obra recolhe as lembranças de Javier Miranda, espetador e protagonista de fatos ocorridos em Barcelona entre 1917-1919 num mundo de tensões sociais, vistos em torno de uma importante empresa industrial e presididos por um aventureiro enigmático, Lepprince, que se envolve numa trama amorosa. Há uma combinação de peripecias individuais e de acontecimentos coletivos, com certos traços de novela histórica. Percebe-se uma reflexão social, política e existencial sobre o local e as atitudes do homem no mundo que lhe rodeia.

Mendoza é autor de mais de duas dezenas de obras, que não se esgotam apenas no romance, mas se estendem também à dramaturgia, ao conto e ao ensaio. Autor de A Cidade dos Prodígios, sobre a evolução de Barcelona, o seu mais recente livro pertence a uma série de sucesso comercial sobre um detective que se vê retido num manicómio - El secreto de la modelo extraviada.

O mais importante galardão da literatura espanhola, criado em 1975, tem um prémio de 125 mil euros e foi atribuído em 2015 ao mexicano Fernando del Paso. Eduardo Mendoza nasceu em Barcelona em 1943

  • E agora?
    15:07

    Reportagem Especial

    Há uma semana, Portugal voltou a ser palco de uma tragédia que matou pelo menos 44 pessoas e deixou cerca de 70 feridas. Os incêndios destruíram mais de 800 casas, dezenas de empresas e explorações agropecuárias, mataram milhares de animais e consumiram uma gigantesca área de floresta. A reportagem da SIC andou pelo concelho de Tondela, onde três pessoas morreram e o levantamento de prejuízos ainda não está fechado.

  • "Sinto-me como quem leva uma sova monumental"
    0:30
  • Temperaturas vão subir até 4ª feira

    País

    As temperaturas vão subir até esta quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje a meteorologista Maria João Frada.

  • "Não compreendi absolutamente nada a substituição do Casillas"
    1:58
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    Os guarda-redes de FC Porto e Benfica estão neste momento em destaque depois de José Sá ter assumido a baliza dos dragões em detrimento de Iker Casillas. Nas águias, Svilar repetiu a titularidade frente ao Desportivo das Aves. Os comentadores do programa Play-Off Rodolfo Rei, Rui Santos, João Alves e Manuel Fernandes analisaram as duas situações.

  • Famílias afetadas pelos fogos começam a receber bens de primeira necessidade
    2:30
  • Equipa responsável por renovação da Proteção Civil ainda não é conhecida
    2:45

    País

    A constituição da unidade de missão que deverá entrar esta segunda-feira em funções para concretizar a reforma dos sistemas de prevenção e combate a incêndios ainda não é conhecida. A equipa de trabalho anunciada por António Costa será responsável por pôr de pé o novo sistema de Proteção Civil, aprovado no Conselho de Ministros extraordinário de sábado.

  • "Quero unir o PSD depois de o clarificar"
    1:17
  • Quem são os lesados do BES?
    4:52