sicnot

Perfil

Cultura

Eduardo Mendoza é o Prémio Cervantes 2016

Autor catalão de A Cidade dos Prodígios ou A Verdade Sobre o Caso Savolta recebeu o mais importante prémio de escrita na lingua castelhana.

O prémio foi anúnciado pelo ministro da Educação e Cultura Iñigo Mendez de Vigo, que disse que Eduardo Mendoza trouxe um novo estilo de narrativa à ficção espanhola com a publicação do romance "La verdad sobre el caso Savolta" (A verdade sobre o caso Savolta).

A obra recolhe as lembranças de Javier Miranda, espetador e protagonista de fatos ocorridos em Barcelona entre 1917-1919 num mundo de tensões sociais, vistos em torno de uma importante empresa industrial e presididos por um aventureiro enigmático, Lepprince, que se envolve numa trama amorosa. Há uma combinação de peripecias individuais e de acontecimentos coletivos, com certos traços de novela histórica. Percebe-se uma reflexão social, política e existencial sobre o local e as atitudes do homem no mundo que lhe rodeia.

Mendoza é autor de mais de duas dezenas de obras, que não se esgotam apenas no romance, mas se estendem também à dramaturgia, ao conto e ao ensaio. Autor de A Cidade dos Prodígios, sobre a evolução de Barcelona, o seu mais recente livro pertence a uma série de sucesso comercial sobre um detective que se vê retido num manicómio - El secreto de la modelo extraviada.

O mais importante galardão da literatura espanhola, criado em 1975, tem um prémio de 125 mil euros e foi atribuído em 2015 ao mexicano Fernando del Paso. Eduardo Mendoza nasceu em Barcelona em 1943

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lajes
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes.

  • Óscar do turismo para empresa que gere património de Sintra
    1:51

    Cultura

    A Parques de Sintra ganhou, pelo quarto ano consecutivo, os World Travel Awards na categoria de "Melhor Empresa de Conservação do Mundo". A empresa portuguesa, que gere monumentos, parques e jardins situados na zona da Paisagem Cultural de Sintra e em Queluz, voltou a ser a única nomeada europeia na categoria, e foi a vencedora entre candidatos de todo o mundo.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.