sicnot

Perfil

Cultura

Eduardo Mendoza é o Prémio Cervantes 2016

Autor catalão de A Cidade dos Prodígios ou A Verdade Sobre o Caso Savolta recebeu o mais importante prémio de escrita na lingua castelhana.

O prémio foi anúnciado pelo ministro da Educação e Cultura Iñigo Mendez de Vigo, que disse que Eduardo Mendoza trouxe um novo estilo de narrativa à ficção espanhola com a publicação do romance "La verdad sobre el caso Savolta" (A verdade sobre o caso Savolta).

A obra recolhe as lembranças de Javier Miranda, espetador e protagonista de fatos ocorridos em Barcelona entre 1917-1919 num mundo de tensões sociais, vistos em torno de uma importante empresa industrial e presididos por um aventureiro enigmático, Lepprince, que se envolve numa trama amorosa. Há uma combinação de peripecias individuais e de acontecimentos coletivos, com certos traços de novela histórica. Percebe-se uma reflexão social, política e existencial sobre o local e as atitudes do homem no mundo que lhe rodeia.

Mendoza é autor de mais de duas dezenas de obras, que não se esgotam apenas no romance, mas se estendem também à dramaturgia, ao conto e ao ensaio. Autor de A Cidade dos Prodígios, sobre a evolução de Barcelona, o seu mais recente livro pertence a uma série de sucesso comercial sobre um detective que se vê retido num manicómio - El secreto de la modelo extraviada.

O mais importante galardão da literatura espanhola, criado em 1975, tem um prémio de 125 mil euros e foi atribuído em 2015 ao mexicano Fernando del Paso. Eduardo Mendoza nasceu em Barcelona em 1943

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • Detido antigo diretor regional do BES na Madeira

    Queda do BES

    Foi detido o antigo diretor do Banco Espírito Santo da Madeira, no âmbito do chamado processo ao Universo GES. João Alexandre Silva tinha sido também o representante do BES na Venezuela, onde a instituição portuguesa abriu várias agências em diversas cidades e tinha cerca de 7600 clientes domiciliados.

    Notícia SIC

  • Couves, arroz integral e bróculos biológicos com pesticidas sintéticos
    2:29
  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".