sicnot

Perfil

Cultura

Competição do Fantasporto 2017 abre com filme nomeado para os Oscares

Fantasporto

A competição do Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto abre a 24 de fevereiro com o filme "The Age of Shadows", de Jee-woon Kim, nomeado para os Oscares, revelou esta quarta-feira à Lusa a organização do evento.

Esta "superprodução", que foi "o maior êxito de bilheteira asiático" do 2016, passou também pela Seleção Oficial dos Festivais de Veneza e Toronto, tendo sido indicado como Melhor Filme do Festival de Filadélfia, acrescentam os promotores do Fantasporto, que em 2017 se realiza entre os dias 20 de fevereiro e 05 de março.

A 37.ª edição do evento, que vai apresentar com 125 filmes inéditos de 33 países, recebe também a antestreia mundial de "The Evil Within", o "único e notável" filme do realizador Andrew Getty, que morreu em 2015.

"O realizador, da multimilionária família Getty, faleceu em 2015, sendo este o seu único, e notável, filme finalizado no ano seguinte e logicamente filme-culto, embora ainda inédito em todo o mundo. Será mais um momento muito especial no Fantasporto", descreve a organização.

O Fantas vai, ainda, receber os filmes "Neil Stryker and the Tyrant of Time", "The Attack of the Leatherhosen Zombies", "OMG I'm A Robot", "The Rift", "Seoul Station" e "Tuos".

Quanto aos filmes portugueses em competição, também há antestreias mundiais, nomeadamente de "A Ilha dos Cães","A Floresta das Almas Perdidas" e "Comboio de Sal e Açucar".

De acordo com a organização, estreia ainda a longa-metragem "Rewind", do português Pedro Joaquim e numa produção suíça, e o Prémio de Cinema Português "vai novamente escolher o melhor filme e a melhor escola de cinema".

O Prémio Carreira do Fantasporto vai, em 2017, para o cineasta Ate de Jong, que já esteve no festival em 2016.

"Os seus filmes estão a ser recuperados pela Fox, o que lhes dá o estatuto de filmes-culto. Ate de Jong vai trazer ao festival a sua obra-prima "Drop Dead Fred" (1991) e apresentar em pessoa o seu mais recente filme "Love is Thicker than Water", um misto de imagem real e animação" que também estará em competição, acrescentou o Festival de Cinema.

Segundo a organização, "todos os filmes novos abordam o modo como o real de hoje nos afeta, nomeadamente as guerras ("Bloodlands", da Albânia), o drama dos migrantes ("The Citizen", da Hungria), a realidade das mulheres muçulmanas face ao adultério ("Sins of the Flesh", do Egito, produzido pelo celebrado Youssef Chahine) ou a realidade económica da Europa (o filme grego "Lines")".

A isto, somam-se "reflexões quanto à sustentabilidade do nosso futuro", com o espanhol de ficção científica 'ReAlive' ou o britânico-americano "Division 19" ".

A crítica social à burocracia estará presente em "A Repartição do Tempo", uma "das maiores e mais divertidas superproduções do Brasil deste ano".

"Também em destaque está o cinema de ação de Taiwan, numa retrospetiva rara organizada oficialmente pelo Governo local de Taiwan, com verdadeiros clássicos do género inéditos em Portugal", acrescenta a organização.

A Secção "Mini Me", dedicada ao público infantil e pré-adolescente, é outra das novidades desta edição do Fantasporto, uma produção da Cinema Novo realizada com o apoio do ICA (Ministério da Cultura) e da Câmara Municipal do Porto.

Lusa

  • A fuga dos PIDES
    1:16

    Perdidos e Achados

    Ao final do dia 29 de Junho de 1975, 89 agentes da PIDE fugiam da cadeia de Vale de Judeus, em Alcoentre. Mais de 40 anos depois, Perdidos e Achados recupera um dos acontecimentos do Verão Quente em Portugal. Hoje no Jornal da Noite e conteúdos exclusivos no site.

    Hoje no Jornal da Noite

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa

  • Casa Madonna di Fatima em Roma é um lar de idosos com 9 irmãs portuguesas
    4:29

    Mundo

    A mais antiga igreja dedicada à Senhora de Fátima em Roma tem mais de 50 anos. Foi construída pelas franciscanas hospitaleiras do Imaculado Coração, uma congregação fundada em Portugal. Hoje, as religiosas portuguesas gerem um lar na mesma rua, mas o templo foi entregue a uma congregação italiana.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.