sicnot

Perfil

Cultura

"Por favor, que este ano desgraçado chegue ao fim"

© Denis Balibouse / Reuters

O escritor George R.R. Martin, criador e produtor da série "Guerra dos Tronos", mostrou-se consternado com a morte de mais duas grandes figuras da arte e da cultura, Carrie Fisher e Richard Adams. "Mortes e mais mortes… Este ano está a tornar-se cada vez pior", escreveu Martin esta terça-feira no LiveJournal, mostrando-se desejoso de que 2016 termine depressa - "Por favor, que este ano desgraçado chegue ao fim".

Referência em Hollywood, Martin entrou como guionista para a série Twilight Zone na CBS Television em 1986, ano em que foi também consultor executivo de A Bela e o Monstro, tornando-se mais tarde produtor da série. Em 1991, voltou a escrever livros, começando a que eventualmente se tornaria a série de fantasia épica, "As Crónicas de Gelo e Fogo", que terá sete volumes, sendo o primeiro "Guerra dos Tronos", publicado em 1996.

Figura de culto e escritor consagrado, Martim mostrou-se desolado com o número de perdas da mundo da música, das artes e da cultura, ao longo deste ano. Sobre os dois recentes desaparecimentos, refere que em relação a Carrie Fisher pouco pode dizer que milhares de pessoas ainda não tenham dito.

"Ela era brilhante, linda, e uma atriz talentosa. Uma mulher forte, espirituosa, franca. A princesa Leia vivera enquanto "Star Wars" durar, provavelmente para sempre".

Quanto a Richard Adams, Martim considera-o "um escritor maravilho" e revela que tinha proposto o seu nome para o prémio "World Fantasy Life Achievement", também na esperança de o poder conhecer. "Agora isso nunca irá acontecer", lamenta.

O autor de “Watership Down”, um dos mais famosos livros da década de 70, morreu aos 96 anos. Traduzido para Português como “A Longa Jornada”, tornou-se uma novela de culto.

Richard Adams publicou a obra apenas aos 52 anos, depois de várias recusas das principais editoras e de outras mais pequenas. Uma editora independente permitiu que a primeira obra de Adams se tornasse num best-seller logo no primeiro ano de edição.

  • Assalto à base militar de Tancos
    0:42

    País

    Várias granadas e munições foram roubadas dos paióis da base militar de Tancos. A Polícia Judiciária Militar já está a investigar.

  • ASAE apreende leite com água oxigenada para fabrico de queijo

    Economia

    A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu leite com água oxigenada, destinado ao fabrico de queijo. As investigações decorreram nos últimos dois meses e foram dirigidas a vários produtores de leite. As investigações iniciaram-se com a deteção de uma viatura para transporte do leite sem qualquer sistema de refrigeração.

  • Ronaldo dispensado da seleção para ir conhecer os filhos

    Taça das Confederações

    A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informou em comunicado que Cristiano Ronaldo foi dispensado da Taça das Confederações "para que possa conhecer os seus filhos". Numa mensagem no Facebook, o jogador mostrou-se sensibilizado com a decisão da Federação, acrescentando ainda que está "muito feliz por poder, finalmente, estar com os (...) filhos pela primeira vez".

  • Crise na Venezuela faz aumentar casos de desnutrição infantil
    2:13
  • Mulher mata namorado em brincadeira com arma no Youtube

    Mundo

    Uma mulher do Minnesota, nos EUA, está a ser acusada de disparar mortalmente sobre o namorado quando ambos faziam um vídeo para publicar no Youtube. Monaliza Perez, de 20 anos, foi detida depois de disparar sobre Pedro Ruiz, que segurava um livro junto ao seu peito, confiante que seria o suficiente para parar a bala.

  • Comissão Europeia adota plano contra resistência a antibióticos

    Mundo

    A Comissão Europeia adotou, hoje, um plano para combater a resistência aos antibióticos, uma ameaça que mata anualmente 25 mil pessoas na União Europeia (UE) e custa 1,5 mil milhões de euros. Em paralelo ao plano, apresenta ainda regras para um "uso prudente de antibióticos".

  • Comprar ou arrendar casa?
    8:25