sicnot

Perfil

Cultura

"Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura 2017" arranca este sábado

A inauguração de uma exposição, o lançamento de um selo, um concerto e um espetáculo de dança marcam no sábado o arranque da programação de Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura 2017, iniciativa que se estende até dezembro.

Esta é a segunda vez que Lisboa é escolhida pela União das Capitais Ibero-Americanas (UCCI) como Capital Ibero-Americana da Cultura. A primeira foi em 1994, no mesmo ano em que foi Capital Europeia da Cultura.

A inauguração, na galeria do Padrão dos Descobrimentos, da exposição "Al final del paraíso", do artista mexicano Démian Flores, da qual faz parte "uma obra nova cujo tema é a relação colonial entre os Países Ibéricos e a América Latina", abre no sábado, pelas 17:00, a programação de Passado e Presente -- Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura 2017.

A cerimónia de abertura, durante a qual será apresentada uma emissão filatélica comemorativa da iniciativa, composta por quatro selos e um bloco que "pretendem retratar aspetos culturais e históricos de algumas das cidades associadas ao território ibero-americano", está marcada para as 19:00, no Teatro São Luiz.

No mesmo teatro, pelas 21:00, decorre o concerto "Canções para uma Festa", que juntará em palco a portuguesa Gisela João, a peruana Mariela Condo e a panamiana Yomira John. O espetáculo irá repetir-se no domingo, também às 21:00.

O dia de abertura de Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura 2017 termina pelas 24:00 com a festa "Danças", no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, com música do português La Flama Blanca e cenografia de Pedro Valdez Cardoso.

A programação de Lisboa Capital Ibero-Americana de Cultura 2017 inclui mais de 150 atividades, nas quais participarão centenas de artistas e produtores nacionais e ibero-americanos.

Da programação fazem parte, além de exposições e concertos, peças de teatro, visitas guiadas, residências artísticas, exibição de filmes, colóquios, 'workshops', um festival de arte urbana, espetáculos de dança, um festival de narração oral e uma feira do livro de fotografia.

A programação completa, que se estende até 22 de dezembro, pode ser consultada em www.lisboacapitaliberoamericana.pt.

Passado e Presente -- Lisboa, Capital Ibero-Americana de Cultura é uma iniciativa da UCCI e da Câmara Municipal de Lisboa, que conta com a participação, colaboração e apoio de dezenas de outras instituições, associações e equipamentos privados.

Lusa

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Casos de cancro nos pulmões diminuem
    3:08

    País

    O mapa do cancro em Portugal está a mudar, pela primeira vez os casos de cancro do cólon ultrapassaram os do pulmão. A proibição de fumar em locais públicos tem levado à diminuição dos casos de tumores pulmonares.

  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28