sicnot

Perfil

Cultura

Organização do "Andanças" reconhece ter ficado "fortemente abalada" com incêndio

ANT\303\223NIO JOS\303\211

A organização do festival "Andanças", realizado anualmente em Castelo de Vide, no Alto Alentejo, reconheceu esta quinta-feira ter ficado "fortemente abalada" na sequência do incêndio no estacionamento do certame, em 2016, que destruiu mais de 400 viaturas.

Em comunicado, a Pédexumbo, Associação para a Promoção da Música e Dança, salienta que o fogo deixou "fortemente abalada a sua estrutura humana e a sua capacidade de resposta".

"Ficámos todos, profundamente, afetados. Estamos todos no mesmo barco", lê-se no comunicado dos promotores do festival, que tem sido realizado, nos últimos anos, numa área de 28 hectares nas margens da albufeira de Póvoa e Meadas, no concelho de Castelo de Vide, distrito de Portalegre, acolhendo milhares de festivaleiros portugueses e estrangeiros.

O fogo ocorreu a meio da tarde de 3 de agosto de 2016, num dos parques de estacionamento, a algumas centenas de metros do recinto do festival, acabando por atingir total ou parcialmente 458 viaturas.

No comunicado, a associação defende que devem ser desenvolvidas ações no sentido de "sensibilizar as entidades competentes" para ser "encontrada uma solução" que "defenda o interesse" das pessoas lesadas.

"Desejaríamos que todos pudéssemos ser ressarcidos das perdas materiais que tivemos. Não sendo economicamente possível todos sermos compensados como gostaríamos, que pelo menos possamos todos, em conjunto - pessoas lesadas, PédeXumbo, parceiros, seguradoras e entidades públicas - procurar criar possibilidades concertadas de resolução alargada e colaborativa", lê-se no documento.

Contactada esta quinta-feira pela agência Lusa, a relações públicas do "Andanças", Catarina Serrazina, adiantou que a organização ainda não obteve informações sobre o resultado do inquérito realizado pelo Ministério Público (MP) às causas do fogo.

"Até hoje, ainda não tivemos qualquer informação sobre as conclusões do inquérito do MP", disse.

Fonte da GNR admitiu à Lusa, na altura dos acontecimentos, que o fogo teria tido origem numa viatura, mas, segundo alguns jornais, as causas podem estar relacionadas com um cigarro mal apagado.

A organização do festival indica, por outro lado, que tem desenvolvido iniciativas para angariar verbas e criou uma conta bancária para apoiar os proprietários dos veículos destruídos.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC