sicnot

Perfil

Cultura

Morreu o ator indiano Om Puri, protagonista de "Tradição é Tradição"

© Mark Blinch / Reuters

O emblemático ator indiano Om Puri, que participou em filmes como "Tradição é Tradição" (1999) ou "A Cidade da Alegria" (1992), morreu esta sexta-feira aos 66 anos na sequência de enfarte na Meca do cinema de Bollywood, Bombaim (Mumbai).

Om Puri, que fez carreira não só no cinema indiano como no cinema britânico e em Hollywood, foi cremado a meio da tarde desta sexta-feira no crematório de Oshiwara, em Bombaim, revelaram nas redes sociais vários dos seus colegas, o cineasta Ashoke Pandit e a atriz Azmi Shabana.

Pandit, amigo próximo de Puri, escreveu nas redes sociais que "toda a indústria do entretenimento está em choque".

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, transmitiu as suas condolências no Twitter, destacando "a longa carreira" de om Puri no cinema e no teatro.

Em Bollywood, Om Puri participou em filmes como "Bhavni Bhavai" (1980), "Mirch Masala" (1986) e "Dharavi" (1992), enquanto no plano internacional atuou ao lado de artistas de primeiro plano como Patrick Swayze, em "A Cidade da Alegria", de Roland Joffé, bem como Jack Nicholson e Michelle Pfeiffer em "Lobo" (1994).

Em "Caçadores na Noite" (1996), Puri trabalhou ao lado de Michael Douglas.

Na base de dados internacional de cinema e atores IMDb, Om Puri está creditado como ator em mais de 300 produções, quer de cinema, quer de televisão. A primeira foi em 1975, no filme Kalla Kalla Bachitko.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Um encontro português (e inesperado) em alto mar
    2:38

    País

    A SIC tem estado a acompanhar a viagem de um navio-patrulha da Marinha Portuguesa, que está em missão de fiscalização junto à Terra Nova, no Canadá. Nos últimos dias, o navio cruzou-se com embarcações de Vila do Conde, um encontro inesperado e feliz para quem anda há mais de um mês em alto mar. 

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22