sicnot

Perfil

Cultura

"Silêncio" de Martin Scorsese estreia em Portugal com programa cultural

© Jonathan Alcorn / Reuters

Conferência, exposições, percursos e tertúlias marcam, até 19 de fevereiro, a estreia em Portugal a 19 de janeiro do filme "Silêncio" do realizador norte-americano Martin Scorsese.

A estreia vai ser acompanhada por várias iniciativas para debater o papel dos jesuítas em Portugal e no mundo, a perseguição religiosa, as relações entre Portugal e o Japão, a arte e a religião", de acordo com uma nota da organização do programa, desenvolvido em cooperação com a Companhia de Jesus.

De 19 de janeiro a 19 de fevereiro vai ser apresentada pela primeira vez, no Museu de São Roque, a carta em que Miguel Carvalho, jesuíta português, torturado a 25 de agosto de 1624, se despede do irmão, Simão Carvalho, na exposição "Japão: a última carta de um mártir".

Miguel Carvalho foi contemporâneo dos portugueses retratados no filme e já foi beatificado.

A 22 de janeiro, o Museu de São Roque promove um "Percurso pelos caminhos de Cristovão Ferreira" para dar a conhecer os locais da Companhia de Jesus, em Lisboa, e a 06 de fevereiro, realiza-se uma visita às peças da coleção que testemunham a presença cristã no Japão e a experiência do martírio.

O Museu do Oriente organiza, na quarta-feira, a conferência "Portugal e o Japão: história de um sucesso malsucedido", com o padre José Frazão, provincial dos Jesuítas em Portugal, o historiador João Paulo Costa e a jornalista Clara Ferreira Alves, com moderação do jornalista Joaquim Franco.

A instituição propõe ainda três visitas guiadas à exposição sobre a presença portuguesa na Ásia, com destaque para peças selecionadas para explorar diferentes perspetivas da história do relacionamento entre Portugal e o Japão, e o seu legado.

A 27 de janeiro, a reitoria da Universidade Nova de Lisboa organiza a tertúlia "Fé: Silêncios e Limites", com Carla Rocha (Rádio Renascença), Henrique Raposo (comentador), Jacinto Lucas Pires (escritor) e o padre jesuíta Pedro Rocha Mendes.

Na livraria FNAC, em Lisboa e no Porto, dois 'urban sketchers' - o padre jesuíta português Nuno Branco e a artista japonesa Kumi Matsukawa - vão apresentar as ilustrações que fizeram nos seus blocos de papel do 'trailer' do filme.

No filme, que o realizador esperou quase 20 anos para concretizar, dois missionários jesuítas portugueses - Sebastião Rodrigues (Andrew Garfield) e Francisco Garupe (Adam Driver) - viajam de Macau para o Japão, no século XVII, em busca do mentor, o padre Cristovão Ferreira (Liam Nesson), para confirmar se o jesuíta, perseguido e torturado pelas autoridades japonesas, renunciou à fé cristã.

Em território nipónico, sob o xogunato de Tokugawa Ieyasu, que baniu o catolicismo e quase todo o contacto com os estrangeiros, os dois jovens religiosos testemunham a perseguição dos japoneses cristãos pelas autoridades.

O filme de Scorsese baseia-se no romance homónimo do japonês Shusaku Endo, publicado em 1966.

Lusa

  • Ministro garante segurança nas escolas com uso de poliuretano
    0:52

    País

    O ministro da Educação garante que as escolas estão em segurança e que não há perigo com um material como o poliuretano. Tiago Brandão Rodrigues respondia, esta quarta-feira, a uma pergunta dos Verdes sobre a substituição de amianto nas escolas.

  • Estoril garante que estrutura da bancada não está em causa
    2:23

    Desporto

    O Laboratório Nacional de Engenharia Civil deverá emitir esta quinta-feira um parecer preliminar sobre a bancada norte do estádio do Estoril-Praia. O clube garante que a estrutura não está em causa e que, tal como a câmara de Cascais, aguarda por conclusões para uma edificação feita no vale da Amoreira.

  • "Quem me dera que a bancada do Estoril fosse com o c......"

    Desporto

    Depois da polémica no jogo entre Estoril-Praia e FC Porto, um cântico polémico da claque do Sporting sobre a bancada do estádio António Coimbra da Mota que obrigou à interrupção do jogo da passada segunda-feira. Tudo aconteceu durante um jogo do campeonato de hóquei em patins entre leões e dragões.

  • Ronaldo estará mesmo de saída do Real Madrid
    2:01
  • Várias alternativas para vender a sua casa
    8:58
  • Encontradas 86 pedras preciosas numa casa em Albufeira
    0:48
  • Registada em vídeo explosão de meteoro nos EUA
    0:42
  • "A Rússia não nos ajuda nada na Coreia do Norte"

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, condenou esta quarta-feira a postura da Rússia sobre a situação da Coreia do Norte, afirmando que o país está a minar os esforços internacionais em curso para isolar o regime de Kim Jong-Un.

  • Polícia descobre arte de esconder 750 quilos de droga em ananases
    2:25
  • Moscovo só teve seis minutos de luz solar em dezembro

    Mundo

    Os portugueses estão tão habituados ao sol, que nunca imaginariam passar um mês inteiro sem ele. O fenómeno aconteceu na capital russa. Moscovo bateu o recorde em dezembro, quando passou o mês inteiro sem luz solar direta. As pessoas de Moscovo viram o sol apenas durante seis minutos e a espreitar timidamente por entre as nuvens.

  • A maior lua de Saturno tem nível do mar tal como a Terra

    Mundo

    Titã, a maior lua de Saturno, tem uma altura média da superfície do mar, tal como a Terra, revela um estudo divulgado esta quarta-feira, que se baseia em observações feitas pela sonda norte-americana Cassini, cuja missão terminou em setembro.