sicnot

Perfil

Cultura

Xutos & Pontapés lançam novo tema sobre cidade síria de Alepo

© Hugo Correia / Reuters

Os Xutos & Pontapés divulgaram esta sexta-feira, através da rede social Facebook, uma nova canção, intitulada "Alepo", cuja letra foi composta com frases da menina síria Bana Alabed, que descreveu no Twitter o cerco àquela cidade.

"A letra foi composta com as frases do Twitter que a Bana Alabed foi lá pondo. Surge encastrada num tema que andávamos a desenvolver, com um refrão que me invadiu os ouvidos como um grito", pode ler-se numa mensagem assinada pelo vocalista da banda, Tim.

No refrão do tema, com créditos partilhados entre Bana Alabed, Tim e a banda, a voz do cantor chama o nome da cidade, antes de versos como "diz-me tu se fores capaz/como se canta pela paz?".

Sobre Bana Alabed, os Xutos recordam um texto do Jornal de Notícias, datado de 19 de dezembro, no qual se lê que "ainda muito pequena, Bana saiu do anonimato quando, com a ajuda da mãe e em inglês, começou a publicar na internet os efeitos da guerra e a destruição na zona em que vivia em Alepo, fortemente marcada pelos bombardeamentos e a escassez de bens essenciais".

A conta de Twitter da menina síria, que em dezembro abandonou em segurança a cidade de Alepo e chegou a encontrar-se com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, conta mais de 362 mil seguidores e, nela, Bana Alabed descreve-se como uma "pregadora pela paz de sete anos".

"Eu quero viver/Não quero morrer/Em Alepo, Alepo/Quando é que acaba a matança?", ouve-se na canção que os Xutos oferecem "em jeito de prenda dos 38 anos".

Os Xutos & Pontapés estão a trabalhar em material novo desde março do ano passado, acrescentou Tim, que realçou que a banda escolheu "continuar o trabalho do 2Puro" (último disco, lançado em 2014), com a mesma produção, com ambientes semelhantes, propícios a aprofundar a criatividade de cada um".

"Sem ter de inventar a roda talvez se venha a chamar "Duro", esse novo CD", pode ler-se na mensagem deixada no Facebook.

Lusa

  • Bana Alabed "muito feliz" por ter conhecido Presidente da Turquia

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que relatava a guerra no Twitter a partir de Alepo, foi recebida pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan. Bana e a família foram retirados de Alepo na segunda-feira, no âmbito da operação de retirada de milhares de civis do leste da cidade síria.

  • Bana Alabed conta como a família sobrevive em Alepo
    3:24

    Mundo

    Parte do que sabemos do drama em Alepo tem chegado pelas mensagens de uma menina de sete anos no Twitter. Há quatro meses que Bana Alabed faz um autêntico diário do horror da guerra. Agora, a menina conta como ela e a família estão entre os milhares que tentam sobreviver.

  • Menina síria cria conta no Twitter para relatar a guerra
    2:32

    Mundo

    Em Alepo, na Síria, uma menina de sete anos criou com a ajuda da mãe uma conta nas redes sociais, onde denuncia os horrores da guerra. Quase 90 mil pessoas seguem o quotidiano de Bana Alabed e a escritora JK Rowling até enviou ebooks de Harry Potter à menina. O Governo de Damasco diz tratar-se de propaganda jihadista.

  • IPSS no Seixal alvo de processo e auditoria financeira
    1:47

    País

    A Segurança Social está fazer mais uma inspeção total a uma IPSS, agora na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal. A fiscalização já recolheu documentação e está agora a passar a pente fino as contas, os serviços e todos os procedimentos da Instituição.

    Investigação SIC - Hoje no Jornal da Noite

    SIC

  • "Vai custar muito a voltarmos à realidade"
    2:22
  • Ministro alemão elogia Centeno que está otimista com o futuro da Zona Euro
    1:13

    Economia

    Mário Centeno diz que a Zona Euro tem um futuro positivo pela frente e acredita que o grupo dos países do euro está alinhado num projeto comum. Declarações do novo presidente do Eurogrupo no final de um encontro com o ministro das Finanças alemão, em Berlim. Peter Altmaier deu Portugal como exemplo de sucesso e reconheceu que foi um erro dividir a Europa entre Norte e Sul durante os anos da crise.

  • Trump mentalmente apto para ser Presidente dos EUA

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos foi na semana passada sujeito aos exames médicos anuais obrigatórios. O médico oficial da Casa Branca informou esta terça-feira que Donald Trump está de "excelente" saúde, não apenas física, mas também mental. As dúvidas sobre as capacidades cognitivas de Trump ganharam força após as revelações feitas no livro "Fire and Fury: Inside the Trump White House".

    SIC

  • Quando o frio até as pestanas congela

    Mundo

    Os termómetros desceram até aos - 67º Celsius em Yakutia, 5.300 quilómetros a Este de Moscovo, na Rússia. Nesta região, os estudantes estão habituados a manter as rotinas, mesmo quando as valores chegam aos - 40º Celsius, mas esta terça-feira as autoridades encerraram escolas e aconselharam a população a ficar em casa, longe do frio que até as pestanas congela.

    SIC