sicnot

Perfil

Cultura

Autor de "O Exorcista" morre aos 89 anos

O escritor norte-americano William Peter Blatty, autor da novela "O Exorcista", publicada em 1971 e adaptada ao cinema dois anos depois, morreu na quinta-feira, aos 89 anos, anunciou esta sexta-feira o realizador do filme, William Friedkin.

"William Peter Blatty, um querido amigo e irmão que criou "O Exorcista" morreu hoje", publicou Friedkin na sua conta do Twitter.

A mulher do escitor, Julie Alicia Witbrodt, explicou ao Washington Post que o seu marido sofria de mieloma múltiplo, um tipo de cancro do sangue.

O escritor Stephen King, considerado o mestre da literatura de terror, prestou também homenagem a Blatty através do Twitter: "RIP (Repousa em Paz) William Peter Blatty, que escreveu o maior romance de terror da nossa época. Até um destes dias, velho Bill".

William Blatty nasceu em Nova Iorque a 07 de janeiro de 1928 e adquiriu notoriedade internacional com o seu livro "O Exorcista" que conta a história de uma rapariga de 12 anos possuída por um demónio que dois padres tentam exorcizar.

Segundo a editor HarperCollins, o romance, inspirado em factos reais ocorridos nos anos 40, permaneceu 57 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times, das quais 17 consecutivas.

Mal acolhido pela crítica, vendeu 13 milhões de exemplares nos Estados Unidos e tem sido considerado como um dos melhores livros de terror de sempre.

A sua adaptação ao grande ecran foi nomeada para dez Oscars, tendo recebido dois no final, incluindo o de melhor argumento adaptado para Blatty. Arrecadou igualmente quatro Gloden Globes, incluindo os de melhor filme dramático, melhor realizador e melhor argumento.

Com Linda Blair como protagonista, a longa-metragem cativou o mundo e desencadeou um debate global sobre o oculto na Igreja Católica, inspirando gerações de realizadores de filmes de terror.

Filho de imigrantes libaneses, Blatty cresceu num meio pobre em Nova Iorque em Nova Iorque e diplomou-se na Universidade de Georgetown, em Washington, começando por ganhar a vida a vender aspiradores porta a porta.

A sua carreira percorreu várias fases: foi especialista em guerra psicológica na Força Aérea norte-americana, diretor de relações públicas na Universidade de Loyola em Los Angeles e mais tarde jornalista, antes de se dividir entre a escrita e o cinema.

Lusa

  • Morreu o vocalista da banda Linkin Park

    Cultura

    Um dos vocalistas da banda de metal alternativo Linkin Park, Chester Bennington, morreu, em casa, numa cidade do condado de Los Angeles, aos 41 anos. Chester Bennington ter-se-á suicidado, de acordo com a plataforma TMZ. O músico juntou-se aos Linkin Park em 1999, três anos após a formação da banda, que editou o seu álbum de estreia, "Hybrid Theory", em 2000. O disco, do qual fazem parte temas como "In the End", "Crawling" e "One Step Closer", vendeu dez milhões de cópias só nos Estados Unidos.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • CGTP acusa PT de ilegalidades no dia da greve
    0:46

    Economia

    A CGTP pede a intervenção do Governo na PT. Esta quinta-feira, na SIC Notícias, Arménio Carlos acusou a empresa de estar a cometer mais uma ilegalidade, ao ter requisitado trabalhadores para cumprir serviços mínimos uma semana antes do permitido por lei.

  • Altice responde a António Costa
    1:33

    Economia

    A Altice respondeu ao Governo, na sequência das críticas de António Costa, lamentando que Portugal não reconheça a importância dos investimentos que o grupo faz no país. A dona da PT inaugurou esta quinta-feira um novo call center em Vieira do Minho e, na sexta-feira, está marcada uma greve geral dos trabalhadores da PT.

  • Protesto dos enfermeiros é "ilegal"
    2:37
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26

    Aqui há História

    Os baixios da barra do Tejo já foram cemitério de centenas de embarcações. Uma delas foi o Patrão Lopes, o navio de salvamento que saía para o mar quando todos fugiam das tempestades. Foram cinco dias em agonia até naufragar no Bugio, num caso que acabou na barra do tribunal. 80 anos depois, a SIC mergulhou no Patrão Lopes porque "Aqui Há História".

  • Sismo de magnitude 6.9 na Turquia

    Mundo

    Um forte sismo com magnitude 6.9 na escala de Richter fez-se sentir esta quinta-feira a sul da cidade turca de Bodrum. A informação foi avançada pela agência norte-americana de Geologia.