sicnot

Perfil

Cultura

Autor de "O Exorcista" morre aos 89 anos

O escritor norte-americano William Peter Blatty, autor da novela "O Exorcista", publicada em 1971 e adaptada ao cinema dois anos depois, morreu na quinta-feira, aos 89 anos, anunciou esta sexta-feira o realizador do filme, William Friedkin.

"William Peter Blatty, um querido amigo e irmão que criou "O Exorcista" morreu hoje", publicou Friedkin na sua conta do Twitter.

A mulher do escitor, Julie Alicia Witbrodt, explicou ao Washington Post que o seu marido sofria de mieloma múltiplo, um tipo de cancro do sangue.

O escritor Stephen King, considerado o mestre da literatura de terror, prestou também homenagem a Blatty através do Twitter: "RIP (Repousa em Paz) William Peter Blatty, que escreveu o maior romance de terror da nossa época. Até um destes dias, velho Bill".

William Blatty nasceu em Nova Iorque a 07 de janeiro de 1928 e adquiriu notoriedade internacional com o seu livro "O Exorcista" que conta a história de uma rapariga de 12 anos possuída por um demónio que dois padres tentam exorcizar.

Segundo a editor HarperCollins, o romance, inspirado em factos reais ocorridos nos anos 40, permaneceu 57 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times, das quais 17 consecutivas.

Mal acolhido pela crítica, vendeu 13 milhões de exemplares nos Estados Unidos e tem sido considerado como um dos melhores livros de terror de sempre.

A sua adaptação ao grande ecran foi nomeada para dez Oscars, tendo recebido dois no final, incluindo o de melhor argumento adaptado para Blatty. Arrecadou igualmente quatro Gloden Globes, incluindo os de melhor filme dramático, melhor realizador e melhor argumento.

Com Linda Blair como protagonista, a longa-metragem cativou o mundo e desencadeou um debate global sobre o oculto na Igreja Católica, inspirando gerações de realizadores de filmes de terror.

Filho de imigrantes libaneses, Blatty cresceu num meio pobre em Nova Iorque em Nova Iorque e diplomou-se na Universidade de Georgetown, em Washington, começando por ganhar a vida a vender aspiradores porta a porta.

A sua carreira percorreu várias fases: foi especialista em guerra psicológica na Força Aérea norte-americana, diretor de relações públicas na Universidade de Loyola em Los Angeles e mais tarde jornalista, antes de se dividir entre a escrita e o cinema.

Lusa

  • Polémica sobre offshore intensifica guerra de palavras entre PSD e Governo
    2:39
  • DGO divulga hoje execução orçamental de janeiro

    Economia

    A Direção-Geral do Orçamento (DGO) divulga hoje a síntese de execução orçamental em contas públicas de janeiro, sendo que o Governo estima reduzir o défice para 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) em contabilidade nacional em 2017.

  • Paulo Fonseca e Paulo Sousa fora da Liga Europa

    Liga Europa

    A segunda mão dos 16 avos-de-final da Liga Europa ficou marcada pelas eliminações de duas equipas treinadas por portugueses: a Fiorentina de Paulo Sousa e o Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca. Paulo Bento, no Olympiacos, e José Mourinho, no Manchester United, são os únicos técnicos lusos ainda em competição. Noutros jogos, destaque para os afastamentos do Tottenham e do Zenit. Veja aqui os resumos de todos os encontros desta noite europeia. O sorteio dos oitavos-de-final está agendado para esta sexta-feira, às 12h00, hora de Lisboa.

  • "Não preciso de ajustar contas com ninguém"
    0:49

    País

    O ex-Presidente da República insiste que José Sócrates foi desleal durante as negociações do Orçamento do Estado para 2011. Numa entrevista dada à RTP1, Cavaco Silva esclareceu ainda que não escreveu o livro de memórias para ajustar contas com o ex-primeiro-ministro.

  • Sócrates em processo judicial surpreende Cavaco
    0:18

    País

    Cavaco Silva afirmou ter ficado surpreendido com o envolvimento de José Sócrates num processo judicial. Em entrevista à RTP1 o ex-Presidente da República diz que nunca se apercebeu de qualquer "atuação legalmente menos correta" da parte de Sócrates.

  • PSD questiona funcionamento da Assembleia da República
    2:39

    Caso CGD

    O PSD e o CDS vão entregar esta sexta-feira no Parlamento o pedido para criar uma nova Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos. Os dois partidos reuniram-se esta quarta-feira para fechar o texto do requerimento. Durante o dia, o PSD considerou que o normal funcionamento da Assembleia da República está em causa, o que levou Ferro Rodrigues a defender-se e a garantir que está a ser imparcial.

  • Marcelo rejeita discussões menores na banca
    0:32

    Economia

    O Presidente da República avisa que não se devem introduzir querelas táticas e menores no sistema financeiro. Num encontro que reuniu publicamente Marcelo e Centeno, o Presidente diz que é preciso defender o interesse nacional.

  • Três dos planetas encontrados podem conter água e vida
    3:28
  • Túnel descoberto em cadeia brasileira tinha ligação a uma habitação
    0:44

    Mundo

    A polícia brasileira descobriu um túnel que ligava a cadeia de Porto Alegre a uma casa e serviria para libertar prisioneiros do estabelecimento. As autoridades detiveram sete homens e uma mulher no local. A construção permitiria uma fuga massiva que poderia chegar aos 200 mil fugitivos e estima-se que terá custado mais de 300 mil euros. A polícia do Rio Grande do Sul acredita, assim, ter impedido aquela que seria a maior fuga de prisioneiros de sempre no Estado brasileiro.