sicnot

Perfil

Cultura

Peça de teatro "Diário de Anne Frank" regressa a Oeiras

Michael Conroy

A peça de teatro "O Diário de Anne Frank", da autoria de Éric-Emmanuel Schmitt, vai voltar a estar em cena no Auditório Eunice Muñoz, em Oeiras, depois de ter registado cerca de 5.000 espetadores na primeira temporada.

Depois de 30 sessões e constatando o "sucesso de bilheteira" no espaço de cerca de um mês e meio, o encenador Celso Cleto quis repor a peça de teatro que retrata o dia a dia de uma adolescente alemã, de origem judaica, na altura da Segunda Guerra Mundial.

"A adesão foi fabulosa, sobretudo das escolas, e por isso quisemos continuar, porque é importante que a história, a memória se mantenha viva, e que os miúdos percebam a realidade da altura e como pode assentar nos tempos de hoje que a Europa está a viver", contou à Lusa Celso Cleto. O encenador destacou a versão de Éric-Emmanuel Schimtt, "um grande dramaturgo", que "soube ir buscar muito bem o que havia de interesse no diário, sem a carga brutal emocional".

Apesar de a história já ser muito conhecida, Celso Cleto reconheceu o caráter "intemporal" da mesma e considerou que deve continuar a ser contada."O livro toda a gente conhece, mas a história desperta sempre interesse e deve ser passada como uma mensagem atual dos tempos modernos", sustentou.Alexandra Leite, Augusto Portela, Carmen Santos, Helena Veloso, Igor Sampaio, Rita Cleto, Sérgio Silva e Tiago Careto compõe o elenco, completado por Joana Coelho, aluna do Teatro Experimental de Cascais escolhida através de 'casting', que interpreta Anne Frank .A peça vai estar em cena no Auditório Eunice Muñoz até 19 de março, com espetáculos de quarta-feira a sábado, às 21:30, e ao domingo, às 16:00, havendo ainda sessões especiais para as escolas.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Mais de duas mil pessoas retiradas do fogo junto ao parque Doñana, no Sul de Espanha

    Mundo

    O incêndio florestal começou ainda na noite deste sábado na aldeia de Las Peñuelas de Moguer, na província de Huelva e obrigou à evacuação de várias localidades e à retirada de mais de duas mil pessoas, de vários alojamentos turísticos (incluindo o Parador de Mazagon, dois parques de campismo e um hotel). Foi ainda ativado o plano de emergência da província.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.