sicnot

Perfil

Cultura

Gorden Kaye foi Rene Artois em "Alô Alô", série de sucesso nos anos 80

IMDB

O ator britânico Gorden Kaye, conhecido sobretudo por ter interpretado o papel de Rene Artois, na série televisiva de comédia "Alô Alô, morreu aos 75 anos, revelou esta segunda-feira a BBC.

Sem adiantar as causas, o agente do ator referiu que ele morreu esta segunda-feira de manhã, numa unidade de cuidados de saúde.

Gorden Kaye foi sobretudo um ator de comédia, em televisão, tendo participado, desde os anos 1960, em algumas dezenas de séries de ficção.

Uma das que lhe deu maior protagonismo foi a produção da BBC "Alô Alô", comédia na qual foi um dos atores principais, como dono do Café René, na França ocupada, pelas forças alemãs de Hitler.

Criada por Jeremy Lloyd e David Croft, "Alô Alô" foi produzida pela BBC, durante uma década, de 1982 a 1992.

Ao longo de mais de 80 episódios - transmitidos em Portugal pela RTP -, o ator desempenhou o papel de Rene Artois, o dono de um café francês que acolhia elementos da resistência contra a ocupação alemã, durante a segunda Guerra Mundial.

Nascido a 7 de abril de 1941, em Huddersfield, Inglaterra, Gorden Kaye chegou ainda a representar o mesmo papel num filme e num espectáculo de teatro homónimo.

Entrou ainda no filme "Brasil: O outro lado do sonho" (1985), de Terry Gylliam.

Lusa

  • Morreu Gorden Kaye

    Cultura

    O ator que ficou conhecido pela interpretação de René François Artois no programa da BBC, "Allo! Allo!" tinha 75 anos.

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • Mais de duas mil pessoas retiradas do fogo junto ao parque Doñana, no Sul de Espanha

    Mundo

    O incêndio florestal começou ainda na noite deste sábado na aldeia de Las Peñuelas de Moguer, na província de Huelva e obrigou à evacuação de várias localidades e à retirada de mais de duas mil pessoas, de vários alojamentos turísticos (incluindo o Parador de Mazagon, dois parques de campismo e um hotel). Foi ainda ativado o plano de emergência da província.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.