sicnot

Perfil

Cultura

Gorden Kaye foi Rene Artois em "Alô Alô", série de sucesso nos anos 80

IMDB

O ator britânico Gorden Kaye, conhecido sobretudo por ter interpretado o papel de Rene Artois, na série televisiva de comédia "Alô Alô, morreu aos 75 anos, revelou esta segunda-feira a BBC.

Sem adiantar as causas, o agente do ator referiu que ele morreu esta segunda-feira de manhã, numa unidade de cuidados de saúde.

Gorden Kaye foi sobretudo um ator de comédia, em televisão, tendo participado, desde os anos 1960, em algumas dezenas de séries de ficção.

Uma das que lhe deu maior protagonismo foi a produção da BBC "Alô Alô", comédia na qual foi um dos atores principais, como dono do Café René, na França ocupada, pelas forças alemãs de Hitler.

Criada por Jeremy Lloyd e David Croft, "Alô Alô" foi produzida pela BBC, durante uma década, de 1982 a 1992.

Ao longo de mais de 80 episódios - transmitidos em Portugal pela RTP -, o ator desempenhou o papel de Rene Artois, o dono de um café francês que acolhia elementos da resistência contra a ocupação alemã, durante a segunda Guerra Mundial.

Nascido a 7 de abril de 1941, em Huddersfield, Inglaterra, Gorden Kaye chegou ainda a representar o mesmo papel num filme e num espectáculo de teatro homónimo.

Entrou ainda no filme "Brasil: O outro lado do sonho" (1985), de Terry Gylliam.

Lusa

  • Morreu Gorden Kaye

    Cultura

    O ator que ficou conhecido pela interpretação de René François Artois no programa da BBC, "Allo! Allo!" tinha 75 anos.

  • Um pedido de desculpas aos portugueses e um ultimato ao Governo
    3:21
  • Vouzela tenta regressar à normalidade, 8 pessoas morreram no concelho
    2:28

    País

    No concelho de Vouzela, a população começa a voltar à normalidade. Aos poucos a luz e a água estão a voltar e as pessoas começam a ganhar forças para reconstruir aquilo que lhes foi tirado pelos fogos. No entanto, as feridas demoram a sarar e não será fácil esquecer que 80 a 90 por cento deste concelho foi destruído pelos incêndios e oito pessoas morreram.

  • Material de guerra de Tancos encontrado, faltam munições
    1:40
  • "Se os bombeiros não chegam, os vizinhos vão ficar sem casa"
    1:03
  • Madrid admite suspender autonomia da Catalunha
    1:51
  • Alemanha já tem uma versão de Donald Trump... em cera
    1:08