sicnot

Perfil

Cultura

Mais de três mil artefactos e peças de arte recuperadas pela Interpol

© / Reuters

Foram detidas 75 pessoas e recuperados 3.561 artefactos e peças de arte pela Interpol numa mega operação que envolveu as polícias de 18 países.

A operação Pandora envolveu ainda a UNESCO e a Organização Mundial das Alfândegas no rasto do tráfico ilegal de obras de arte e artefactos históricos.

Entre o espólio há peças de arte roubadas de museus, mais de 400 moedas de diversos períodos e artefactos arqueológicos de várias épocas.

A operação começou em 2016 e partiu para o terreno em novembro. Foram interrogadas mais de 48 mil pessoas e quase 30 mil veículos e 50 navios de carga inspecionados.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15