sicnot

Perfil

Cultura

Filme "I Don't Feel at Home in This World Anymore" vence Festival de Sundance

IMDB

O filme norte-americano "I Don't Feel at Home in This World Anymore", uma comédia negra protagonizada por Elijah Wood e Melanie Lynskey, venceu este domingo o Grande Prémio do Júri do Festival de Sundance, criado pelo ator Robert Redford.

A escolha do júri na categoria de Drama foi produzida pela Netflix e representa a estreia do ator Macon Blair na realização.

Elijah Wood assume nesta longa-metragem um papel cómico pouco habitual para este ator, encarnando um fã de 'heavy metal', adepto de artes marciais e vizinho de uma auxiliar de enfermagem que está farta da maldade humana e que se descontrola quando a sua casa é assaltada.

Com estreia mundial no maior encontro anual de cinema independente, que se realiza nas montanhas do Utah, no oeste norte-americano, o filme é uma comédia negra onde os cadáveres se amontoam seguindo as pisadas de realizadores como Quentin Tarantino, Guy Ritchie e os irmãos Coen.

O festival de Sundance pretende ser apolítico, mas a programação deste ano, com cerca de 120 títulos, foi uma das mais comprometidas politicamente nos seus 32 anos de existência.

A cerimónia de entrega dos prémios evocou o decreto anti-imigração do Presidente dos EUA, Donald Trump, visando sete países de população maioritariamente muçulmana, e a diretora executiva do festival, Keri Putnam, fez questão de "saudar os artistas de países maioritariamente muçulmanos" que se juntaram ao festival este ano.

O júri distinguiu igualmente com Grandes Prémios os filmes "Dina", de Dan Sickles e Antonio Santini (categoria Documentários Norte-americanos); "The Nile Hilton Incident", do sueco Tarik Saleh (Drama Internacional); e "Last Men in Aleppo", de Firas Fayyad, sobre os 'capacetes brancos' na Síria (Documentário Internacional).

Os prémios do público foram atribuídos a "Crown Heights", de Matt Ruskin (Melhor Filme Americano), e "Chasing Coral" (Melhor Documentário Americano).

Lusa

  • Atentado "falhado" em Nova Iorque
    1:43

    Mundo

    Uma explosão numa das zonas mais movimentadas de Manhattan fez quatro feridos, esta segunda-feira. Entre eles está o homem que transportava o engenho e que foi entretanto detido.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.

  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa