sicnot

Perfil

Cultura

Cerca de 400 obras de Almada Negreiros em exposição na Gulbenkian

A Fundação Calouste Gulbenkian abre esta sexta-feira as portas ao público para uma exposição de mais de 400 obras de Almada Negreiros.

Há 23 anos que o artista não era objeto de uma mostra com tanto destaque, e muitos dos trabalhos agora expostos são inéditos.

Almada Negreiros foi pintor, escritor, ator e cenógrafo. Juntamente com nomes como o de Fernando Pessoa ou Mário de Sá-Carneiro, foi ele um dos artistas responsáveis pela introdução do modernismo em Portugal.

Da exposição "José de Almada Negreiros - uma maneira de ser moderno", fazem parte obras emblemáticas como o retrato de Fernando Pessoa, e duas tapeçarias que replicam os frescos da gare marítima de Conde de Óbidos, em Lisboa.

As obras podem ser vistas até junho.

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.