sicnot

Perfil

Cultura

Último concerto dos Black Sabbath com casa cheia em Birmingham

Amy Harris / AP

Foi quase meio século a ultrapassar limites de decibéis. A banda de Ozzy Osbourne, pioneira do heavy metal, saiu ontem dos palcos com uma audiência de 16 mil fãs em Birmigham, onde tudo começou em 1968.

O último concerto aconteceu uma semana após a morte do teclista Geoff Nicholls, aos 68 anos com um cancro de pulmão.

Em palco estiveram três dos quatro elementos fundadores da banda, o guitarrista Tony Iommi, 68 anos, o vocalista Ozzy Osbourne, 68 anos e o baixista Geezer Butler, 67 anos. Juntaram-se o baterista Tommy Clufetos e o teclista Adam Wakeman.

"Obrigado, boa noite, muito obrigado", foram as últimas palavras de Ozzy Osbourne em palco enquanto vocalista dos Black Sabbath.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC