sicnot

Perfil

Cultura

Agentes do cinema em protesto contra nova regulamentação

Agentes do cinema em protesto contra nova regulamentação

Onze associações profissionais do cinema juntaram-se no cinema São Jorge, em Lisboa, contra a nova regulamentação da Lei do Cinema. Em causa está a proposta do Governo que retira poderes ao Instituto do Cinema e Audiovisual, na escolha dos júris nos concursos de apoio financeiro.

Essa apreciação do setor passou a ser tutelada pela Secção Especializada do Cinema e Audiovisual, o SECA. É um órgão consultivo integrado no Conselho Nacional de Cultura.

O grupo de profissionais do cinema vai pedir uma audiência ao primeiro-ministro e prepara um protesto internacional, no Festival de Cinema de Berlim, que começa esta quinta-feira com quase uma dezena de produções portuguesas.

  • Montenegro nunca será candidato contra Passos
    0:50
  • Dijsselbloem não comenta hipótese de ser substituído por Mário Centeno
    2:41

    Mundo

    Jeroen Dijsselbloem diz que cabe ao Governo português avançar com o nome de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo, mas não comenta a sondagem que foi feita ao ministro das Finanças português. Ouvido esta quinta-feira no Parlamento Europeu, o Presidente do Eurogrupo esteve no centro das críticas e reafirmou que não se demite.