sicnot

Perfil

Cultura

13 galerias portuguesas na ARCOmadrid

A Feira Internacional de Arte Contemporânea realiza-se entre 22 e 26 de fevereiro e reúne mais de 200 galerias

Os organizadores da Feira Internacional de Arte Contemporânea ARCOmadrid 2017, que se realiza de 22 a 26 de fevereiro, querem levar mais compradores e negociantes internacionais à edição deste ano, que terá a presença de 13 galerias portuguesas.

"Este ano, as galerias internacionais mostraram mais interesse" do que em edições anteriores e "um dos objetivos é trazer mais compradores internacionais", afirmou hoje o diretor da ARCOmadrid, Carlos Urroz, na sessão de apresentação do certame na capital espanhola.

A 36.ª edição da ARCOmadrid terá a Argentina como país convidado e pretende ter como eixo central "a qualidade e a sua consolidação como feira de descobrimento de novos talentos e conteúdos para colecionadores e profissionais".

A organização a cargo da Feira de Madrid (IFEMA) reuniu um total de 200 galerias de 24 países, sendo 66,5% galerias estrangeiras, com destaque para as latino-americanas (40% do segmento internacional).

O certame tem um orçamento de 4,5 milhões de euros e destina cerca de 20% a programas de promoção no estrangeiro e convidados internacionais que irão levar a Madrid mais de 250 colecionadores de 44 países, 150 diretores de instituições de arte e outras personalidades, segundo números fornecidos pela IFEMA.

Na ARCOmadrid 2017 vão estar 13 galerias portuguesas: 3+1 Arte Contemporânea, Baginski Projetos, Cristina Guerra, Filomena Soares, Graça Brandão, Múrias Centeno, Pedro Cera, Vera Cortés, Madragoa, Pedro Alfacinha e Kubik, de Lisboa; Quadrado Azul, do Porto; e ainda, Mário Sequeira, de Braga.

A feira vai manter a secção temática "Opening", um espaço dedicado a projetos e artistas emergentes com uma trajetória de, no máximo, sete anos que irão apresentar "uma visão da cena contemporânea mais jovem".

Os jovens artistas portugueses vão estar em lugar de destaque, com três num total de 18 selecionados: Carme Nogueira (Kubic), Luís Lázaro Matos (Madragoa) e von Calhau! (Pedro Alfacinha).Incluído no programa da ARCOmadrid 2017, pelo sexto ano consecutivo, está o Encontro de Museus da Europa e da Ibero-américa, com o objetivo de "impulsionar sinergias entre representantes de museus, comissários e outros profissionais".

O português João Fernandes, diretor-adjunto responsável pela área da Conservação, Investigação e Difusão do Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, é um dos responsáveis pela condução da reunião dos 30 diretores e outros representantes dos museus presentes.No ano passado, Lisboa recebeu, na Fábrica Nacional de Cordoaria, entre 26 a 29 de maio, a ARCOlisboa, um evento que se volta a realizar na capital portuguesa este ano, de 18 a 21 de maio próximos.

LUSA

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.