sicnot

Perfil

Cultura

Moda e lingerie portuguesas viajam até à New York Fashion Week

© Reuters Photographer / Reuter

Os "Amores Impossíveis" da designer Katty Xiomara, os "Reflexos" de Miguel Vieira, peças da Iora Lingerie 'made' in Braga e a TM Collection voam até à New York Fashion Week, certame de moda norte-americano que arranca esta quinta-feira.

A próxima paragem do Portugal Fashion, um dos maiores eventos de moda em Portugal, é na New York Fashion Week, evento que decorre até 16 de fevereiro e que recebe nos dias 13 e 14 as coleções outono/inverno 2017-2018 dos criadores portugueses Katty Xiomara e Miguel Vieira, respetivamente.

"Amores impossíveis, mas desassociáveis", com coordenados femininos inspirados no universo misterioso da floresta, é o mote da nova coleção de Katty Xiomara para a próxima estação fria e que a criadora portuguesa vai levar, pelas 14:00 locais (09:00 de Lisboa) do dia 13 de feveireiro, à pista dos Pier 59 Studios, um dos mais requisitados lugares da moda nova-iorquinos.

Miguel Vieira pisa pela segunda vez as passarelas da New York Fashion Week, depois de se estrear em setembro de 2016, e vai revelar "Reflexos", a nova coleção de homem e mulher para o próximo outono/inverno.

O desfile está agendado para dia 14, pelas 19:00 locais (14:00 de Lisboa).Além de Xiomara e Vieira, as propostas do designer Luis Buchinho e das marcas lusitanas TM Collection e Iora Lingerie, esta última criada em 1973 e com sede em Braga, também vão participar na semana da moda de Nova Iorque, promovendo as suas "etiquetas" em 'showrooms', avançou à Lusa o diretor de comunicação do Portugal Fashion (PF), Rafael Rocha.

Questionado pela Lusa sobre o porquê da aposta do Portugal Fashion em levar Xiomara e Vieira à New York Fashion Week e não outros criadores portugueses, Rafael Rocha explicou que, nesta altura, tanto Miguel Vieira com Katty Xiomara estão a conseguir concretizar "os seus e os objetivos do Portugal Fashion", que passam pela internacionalização da moda portuguesa.

"Katty Xiomara, hoje, já vende em mais de 50 boutiques norte-americanas, porque tem uma agente de compras que a representa no mercado norte-americano e o Miguel Vieira tem a sua coleção também, Miguel Vieira júnior, em várias lojas multimarcas", sustentou.

Para o Portugal Fashion, as vendas de roupa em vários locais dos EUA são "um sinal claro" que esta aposta "está ganha" no roteiro internacional pela segunda vez consecutiva em Nova Iorque - após ao regresso ao certame em setembro de 2016 e após uma década e meia afastado.

"Mais que estar ganha é uma aposta que deve continuar a ser alimentada para conseguirmos que a moda nacional possa também ser reconhecida nos Estados Unidos como uma moda criativa, moderna, competitiva e que consiga chegar a esse todo enorme mercado norte-americano o que representaria, digamos, para a indústria têxtil do mercado nacional um grande salto em termos de exportações", afirmou aquele responsável.

O PF participou pela primeira vez na New York Fashion Week no ano 2000, com desfiles, por exemplo, de Ana Salazar, Anabela Baldaque, Luís Buchinho, ou Alves/Gonçalves.

A 'fashion stop' seguinte do Portugal Fashion é a 20 de fevereiro em Londres, no Reino Unido, na London Fashion Week, com as criações do designer Alexandre Moura.

O périplo internacional do PF segue depois para Milão, em Itália, e Paris, em França, capitais da moda que esta temporada já receberam estilistas portugueses no âmbito das semanas da moda masculinas.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.