sicnot

Perfil

Cultura

Prémios BAFTA são hoje entregues com "La La Land" na linha da frente

O filme "La La Land", de Damien Chazelle, está nomeado para 11 prémios da Academia Britânica de Cinema e Televisão (BAFTA), que são hoje entregues em Londres, numa cerimónia apresentada por Stephen Fry, a duas semanas dos Oscars.

Logo atrás do filme protagonizado por Emma Stone e Ryan Gosling, surgem "O Primeiro Encontro", de Denis Villeneuve, e "Animais Noturnos", de Tom Ford, ambos protagonizados por Amy Adams e ambos com nove nomeações, tendo a atriz sido selecionada pelo seu desempenho em "O Primeiro Encontro".

De seguida aparece o mais recente trabalho de Kenneth Lonergan, "Manchester By The Sea", com seis nomeações, incluindo uma para Casey Affleck, que venceu o Globo de Ouro para melhor ator, na categoria de drama, pela sua interpretação.

"Eu, Daniel Blake", de Ken Loach, "Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los", de David Yates, "O Herói de Hacksaw Ridge", de Mel Gibson, e "Lion -- A Longa Estrada para Casa", de Garth Davis, receberam cinco nomeações cada.

A par de "La La Land", "O Primeiro Encontro", "Eu, Daniel Blake" e "Manchester By The Sea", entre os nomeados para melhor filme encontra-se ainda "Moonlight", de Barry Jenkins.

Da categoria de melhor filme que não em língua inglesa constam "Dheepan", de Jacques Audiard, vencedor da Palma d'Ouro no Festival de Cannes em 2015, "Julieta", de Pedro Almodóvar, "Mustang", de Deniz Gamze Ergüven, "O Filho de Saul", de László Nemes, e "Toni Erdmann", de Maren Ade.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51